Instituto Histórico completa 58 anos, com sessão magna
Na ocasião, será realizada palestra, posse de novos membros e reconhecimento ao profissional que preserva e dissemina a história da cidade
Este ano será homenageado João Umberto Nassif (foto), jornalista, radialista, escritor e advogado. Publicou pelo IHGP os livros “Os Paulistenses” e “História Oral em Piracicaba”
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) comemora na terça-feira (26) seus 58 anos de fundação, com sua tradicional sessão magna no salão nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores.
Na ocasião, será realizada palestra, posse de novos membros e reconhecimento ao profissional que preserva e dissemina a história da cidade.
Segundo o presidente da entidade, jornalista Edson Rontani Júnior, esta é a forma encontrada de comemorar a data com a sociedade, assim como festejar os 258 anos de fundação de Piracicaba.
“O papel do IHGP é preservar e divulgar a história de Piracicaba, com eventos, palestras, publicação de obras, exposições e outras atividades”, diz Rontani. Nos últimos anos, o IHGP tem se preocupado com a disseminação desta história através dos meios digitais.
“Temos mais de 11 mil fotos históricas sobre Piracicaba no Flickr que podem ser visualizadas e baixadas gratuitamente em alta resolução”, lembra.
Um dos mais recentes acervos disponibilizados é composto de fotografias do Jornal de Piracicaba dos anos 1980 a 2000. Em breve, estarão disponíveis a edições do século retrasado (1822/1899) do jornal Gazeta de Piracicaba.
Na sessão, será feita a apresentação do professor Odair Moral sobre o tema “Educação: excesso de futuro versus ausência do presente”, no qual ele pretende abordar como era a educação no passado e como é hoje, influência das mídias sociais e da inteligência artificial na vida dos estudantes, entre outros temas.
Homenageados – A noite ainda terá posse de dois novos membros: ex-prefeito Luciano Almeida e ex-vereadora Nanci Thame, ambos com largo e conhecido currículo em prol da causa social de Piracicaba.
O IHGP empossa automaticamente o prefeito que deixa o Executivo por entender que este fez e entrou para a história da cidade. Também integram o Instituto os ex-prefeitos José Machado, Barjas Negri e Gabriel Ferrato.
O ponto alto da noite é a entrega da Medalha Prudente de Moraes, cuja outorga segue decreto do Executivo municipal datado de 1974. O IHGP é a única entidade no município que tem o direito da entrega de tal honraria, reconhecendo o trabalho de quem tenha se dedicado à sociedade, à arte, à cultura ou na preservação de sua história.
Este ano será homenageado João Umberto Nassif, jornalista, radialista, escritor e advogado. Publicou pelo IHGP os livros “Os Paulistenses” e “História Oral em Piracicaba”.
A sessão magna do IHGP conta com apoio do gabinete do vereador Pedro Kawai e do Pecege.
IHGP – O Instituto surgiu nas comemorações dos 200 anos de fundação de Piracicaba em 1º de agosto de 1967. É composto por cerca de 90 membros, entre médicos, dentistas, jornalistas, engenheiros, fotógrafos e outros profissionais. Tem por objetivo guardar e divulgar a história do município.
SERVIÇO – Solenidade dos 58 anos de fundação do IHGP. Terça-feira, 26 de agosto, às 19h30, na Câmara de Vereadores (rua Alferes José Caetano esquina com rua Prudente de Moraes). Evento gratuito aberto à população em geral. Não há necessidade de confirmação prévia. A capacidade do evento está limitada às cadeiras disponíveis.