Integração entre forças de segurança reforça atuação do programa Muralha Paulista em Piracicaba
Tecnologia e cooperação reforçam o monitoramento e ampliam resultados no combate à criminalidade
Encontro discutiu os resultados do primeiro mês de atuação da PM no CIIP, utilizando as câmeras que integram o sistema Muralha Paulista
O prefeito Helinho Zanatta recebeu na manhã desta quinta-feira (13), no Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba (CIIP), no Centro Cívico, o tenente-coronel do 10º BPM/I, Ademar Gregolim Junior. O encontro discutiu os resultados do primeiro mês de atuação da Polícia Militar no CIIP, utilizando as câmeras que integram o sistema Muralha Paulista.
O prefeito Helinho Zanatta ressaltou a importância da união entre as corporações e o investimento contínuo em tecnologia e monitoramento. “Quando todos trabalham juntos, os resultados aparecem. A parceria com a equipe do tenente-coronel Gregolim já traz frutos, e nossa central continuará se expandindo. A próxima fase, prevista para 2026, inclui a instalação de novas câmeras em vários pontos da cidade, fortalecendo ainda mais a segurança da população”, destacou.
O tenente-coronel Gregolim destacou o trabalho integrado que vem sendo realizado entre as forças de segurança do município, resultado da adesão de Piracicaba ao programa Muralha Paulista em julho de 2025.
De acordo com ele, a atuação conjunta tem apresentado resultados positivos. “Neste primeiro mês, dois policiais militares foram deslocados para o CIIP para atuar em conjunto com as equipes municipais. Nesse período, o sistema auxiliou no atendimento de sete ocorrências relacionadas a homicídios, tráfico de drogas, roubos diversos e furtos de veículos. Essa integração entre tecnologia, recursos humanos e o mesmo propósito tem gerado resultados que devemos comemorar”, afirmou.
Também participaram da visita o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Marcos Pavanello Rodrigues, e o vereador Renan Paes.
O secretário Odair Melo adiantou que o objetivo é integrar outras forças de segurança, como a Polícia Civil e o Samu, ao CIIP, ampliando o uso das câmeras.
O comandante da GCM, Marcos Pavanello, destacou que a cooperação entre os órgãos é resultado do esforço da administração pública e essencial para trazer resultados positivos à sociedade.
Na ocasião, o vereador Renan Paes reforçou seu apoio às corporações da Guarda e da Polícia Militar.
O CIIP - O Centro de Inteligência Integrada de Piracicaba concentra todo o sistema de videomonitoramento do município, com infraestrutura e software de alta qualidade. O sistema utiliza dois tipos de câmeras: as de grande aproximação de imagem, capazes de identificar uso de celular e falta de cinto de segurança ao dirigir, e as de leitura automática de placas, instaladas em todas as entradas e saídas da cidade, que auxiliam no rastreamento de veículos envolvidos em crimes.
MURALHA PAULISTA - O Governo do Estado de São Paulo iniciou uma nova fase do programa Muralha Paulista, que permite o cadastramento voluntário de câmeras particulares voltadas para a via pública, de pessoas físicas ou jurídicas. A iniciativa busca ampliar a abrangência das informações e fortalecer a segurança pública, integrando as imagens de residências, comércios e condomínios à rede de monitoramento estadual. O cadastramento é gratuito e pode ser feito pelo site muralhapaulista.sp.gov.br, mediante login gov.br.
O programa, regulamentado por decreto estadual, tem como objetivo controlar a mobilidade criminal, elevar o custo do crime e aumentar a probabilidade de prisão de criminosos em deslocamento pelo território paulista.



