Museu do Ipiranga oferece aulas sobre arte sacra para público universitário
O Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), mais conhecido como Museu do Ipiranga, tem disponíveis cinco vagas para estudantes de graduação de qualquer instituição de ensino superior para cursar a disciplina “Arte Sacra Católica, Colecionismos e Museus no Brasil”.
As aulas acontecerão de 27 de fevereiro a 19 de junho e serão ministradas pelo professor Francisco de Carvalho Dias de Andrade, do Museu do Ipiranga.
A disciplina apresenta um panorama histórico do colecionismo de arte sacra católica no Brasil e da criação dos primeiros museus dedicados ao tema. A proposta busca problematizar a definição de “arte sacra brasileira”, além de identificar diferenças e similaridades entre colecionismos públicos e privados e suas reverberações na formação, no apogeu e na crise dos museus de arte sacra.
Como atividade obrigatória, está prevista uma viagem de estudos a Minas Gerais, com visitas a museus que adotam diferentes estratégias de formação de acervo e exposição.
Com duração de quatro horas, as aulas combinarão exposição teórica do docente e discussão de textos, enquanto as visitas da viagem didática funcionarão como laboratório para articular os conteúdos trabalhados em sala com a análise de acervos e estratégias expositivas dos espaços visitados.
A avaliação será composta de um relatório de leitura e uma monografia final, considerando também a participação em aula e nas visitas, com recuperação por meio de trabalho acordado com o docente.
Os interessados devem se inscrever até a próxima sexta-feira (20/02) enviando e-mail para apoioacadmp@usp.br.
As aulas acontecerão sempre às sextas-feiras, das 14 às 18 horas, no Museu do Ipiranga, que fica no Parque da Independência, Ipiranga, São Paulo.
Mais informações: https://museudoipiranga.org.br/disciplina-optativa-2026-1/ e https://tinyurl.com/4mx39ujb.




