Júri de seleção do 52º Salão de Humor se reúne no fim de semana
2.595 trabalhos inscritos por artistas de 47 países serão analisados
José Rico - Autor Synnove Hilkner - Brasil
Com 2.595 obras inscritas por 433 artistas de 47 países, o 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba entra em sua fase decisiva neste fim de semana. Realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Cultura e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico), o evento reúne, nos dias 19 e 20, no Hotel Nacional Inn Piracicaba, o júri de seleção responsável por escolher as criações que irão compor a mostra principal de um dos principais eventos de humor gráfico do mundo.
O júri de seleção é composto por sete profissionais com trajetórias nas artes visuais, comunicação e cultura: o grafiteiro piracicabano Diógenes Moura, a idealizadora da PerifaCon Andreza Delgado, a jornalista e radialista Adriana Passari, o cartunista Caco Galhardo, a jornalista ambiental da TV Cultura Laís Duarte, o roteirista e editor Raphael Fernandes e o caricaturista Dodô Vieira.
“O Salão de Humor reafirma o papel de Piracicaba como referência mundial no humor gráfico. A diversidade e a qualidade das obras inscritas mostram como o evento continua atual, provocativo e conectado com os grandes temas do nosso tempo”, destaca Carlos Beltrame, secretário de Cultura.
Diógenes Moura é artista visual e professor, formado em Artes Visuais pela Faculdade de Administração e Artes de Limeira. Atua com grafite, ilustração digital e pintura, com trabalhos expostos em diversas cidades do Brasil, além de participação em curadorias coletivas e projetos autorais. Dodô Vieira é caricaturista e cartunista com trajetória reconhecida em salões de humor, incluindo prêmios no próprio Salão de Piracicaba. Já realizou diversas exposições e atua com ilustração ao vivo e facilitação gráfica em eventos por todo o país.
Adriana Passari é jornalista com passagens pela TV Beira Rio, Rádio Onda Livre e Rádio Educativa FM. Atua há mais de duas décadas como repórter, apresentadora e assessora de imprensa em Piracicaba. Caco Galhardo é cartunista e roteirista, com trabalhos publicados na Folha de S. Paulo desde 1997. É autor de livros, peças teatrais e roteiros para cinema e TV, além de já ter participado de exposições nacionais e internacionais.
Laís Duarte é jornalista da TV Cultura, especializada em meio ambiente. Foi correspondente em Washington, vencedora de bolsas do Pulitzer Center e autora de livros sobre a Amazônia e o Rio Negro. Cobre tragédias climáticas e temas socioambientais há mais de 15 anos. Raphael Fernandes é editor e roteirista de quadrinhos, com passagem pela revista MAD e premiado com diversos HQMix. É responsável pela linha editorial da Editora Draco e atua com oficinas e projetos transmídia.
Andreza Delgado é curadora, produtora cultural, escritora e diretora criativa. Cofundadora da PerifaCon, foi reconhecida pela BBC como uma das 100 mulheres mais inspiradoras do mundo e atua em projetos voltados à cultura pop e periférica. De volta ao júri do Salão de Humor, ela destaca a força da diversidade presente nas obras. “Integrar esse time novamente é uma experiência potente. Pela minha trajetória na PerifaCon, é inspirador ver tantos estilos, vozes e perspectivas vindas do mundo todo. O Salão mostra, de fato, o que é ser internacional”, afirma.
Durante dois dias, os jurados analisam meticulosamente obra por obra, entre trabalhos em papel e outros que foram enviados de forma virtual. As obras inscritas abordam diversos temas nas categorias cartum, charge, caricatura, tiras/HQ, escultura, saúde e temática, que neste ano é Justiça Climática.
Para o coordenador do Salão, Júnior Kadeshi, o momento da seleção é fundamental para garantir a qualidade e a diversidade da mostra. “É sempre muito especial. É quando temos um panorama real da diversidade de olhares, estilos e temas que chegam de todas as partes do mundo. Este ano, com o tema Justiça Climática, recebemos obras potentes, que refletem o papel do humor gráfico como ferramenta crítica.”
O presidente da edição 2025 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Luccas Longo, comenta o tema da categoria temática: “A justiça climática relaciona desigualdade social e impacto ambiental. Ao propor esse debate, o Salão mostra seu papel como espaço de reflexão crítica por meio da arte.”
A abertura oficial do 52º Salão acontece no dia 30/08, às 19h, no Armazém 14 do Engenho Central. A visitação será gratuita e segue até 02/11, de terça a domingo, das 9h às 17h.
SERVIÇO – Júri de Seleção do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No Hotel Nacional Inn Piracicaba, Hotel Nacional Inn Piracicaba – Rua do Rosário, 1358 – Centro. Sábado, 19/07, e domingo, 20/07 das 8h às 17h. Informações pelo telefone (19) 3403-2620 ou pelo site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.