Júri escolhe obras premiadas do 52º Salão Internacional de Humor no sábado (23)
Mostra reúne 384 trabalhos de 202 artistas de 22 países; abertura oficial será no sábado (30), às 19 horas, com cerimônia no Teatro Erotides de Campos
O 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba chega em uma etapa decisiva. No sábado (23), o Júri de Premiação se reúne no Armazém 14, no Parque do Engenho Central, para escolher os vencedores desta edição. Serão avaliadas as 384 obras que compõem a mostra principal, produzidas por 202 artistas de 22 países.
O Salão distribuirá mais de R$80 mil em prêmios, contemplando sete categorias: Caricatura, Tiras/HQs, Cartum, Charge, Justiça Climática (tema especial de 2025), Saúde e Escultura. Também serão concedidos o Grande Prêmio, destinado ao melhor trabalho do ano, e o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto, escolhido por votação aberta ao público.
A edição de 2025 reúne um júri plural, formado por artistas, jornalistas e pesquisadores de diferentes áreas e trajetórias:
Carina de Souza Moraes (Horopako) – Professora indígena, designer e ilustradora, com atuação em comunicação, cultura popular e meio ambiente.
Pablo Lobato – Ilustrador argentino, com trabalhos publicados em veículos como The New Yorker e The New York Times, indicado ao Annie Awards em 2023.
Paulina Chamorro – Jornalista especializada em temas socioambientais, criadora do podcast Vozes do Planeta e diretora do documentário Mulheres na Conservação.
Marcelo Forlani – Cofundador e CEO do Omelete e sócio da CCXP, referência em cultura pop no Brasil e no mundo.
Matthew Shirts – Escritor e jornalista, fundador da National Geographic Brasil, vencedor do Prêmio Jabuti 2023 com o livro Emergência Climática.
Adriana Mosquera Soto (Nani) – Humorista gráfica colombiana, autora de 16 livros e referência internacional na luta contra a violência de gênero.
Luiz Carlos Fernandes – Caricaturista e escultor premiado no Brasil e no exterior, vencedor do Grande Prêmio do Salão em 2018.
Marcelo Forlani, cofundador e CEO do Omelete e sócio da CCXP, referência internacional no universo da cultura pop, destacou a relevância de integrar o júri do 52º Salão Internacional de Humor. “É uma honra ter sido convidado para fazer parte deste júri. O Salão de Humor de Piracicaba é um dos mais conhecidos e importantes do Brasil e estou com uma expectativa altíssima de ver o que foi produzido nos últimos meses. O que mais me chama atenção é justamente essa capacidade de reunir artistas de tantos países e mostrar, através do humor gráfico, diferentes visões sobre os temas que estamos vivendo.”
Para o secretário municipal da Cultura, Carlos Beltrame, o evento confirma Piracicaba como referência internacional. “Reunir artistas de tantos países e ver diferentes olhares sobre os mais diversos e complexos temas é reafirmar o papel da arte como reflexão, provocação e transformação, e essa edição reforça a importância de Piracicaba”.
O coordenador do Salão, Junior Kadeshi, lembra que a missão do júri é desafiadora. “A seleção deste ano revelou trabalhos que vão do humor leve às críticas mais ácidas sobre guerra, desigualdade e meio ambiente. Agora cabe ao júri premiar os melhores entre os melhores”.
O Salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico). A abertura oficial acontece no sábado 30/08, às 19h, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, com entrada gratuita.
SERVIÇO – Júri de Premiação do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No sábado 23/08, das 14h às 19h, no Armazém 14 do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454 – Vila Rezende). Abertura oficial no sábado 30/08, às 19h, com cerimônia no Teatro Erotides de Campos. Visitação gratuita até 02/11, de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Informações pelo telefone (19) 3403-2620 ou no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.