KIT Sohma da Esalq é selecionado pela FAO como uma das inovações globais
Trabalho será agraciado na área de gestão de recursos de terra, solo e água para agricultura resiliente e segurança alimentar
A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) participará, de forma on-line, da Cerimônia Global de Reconhecimento Técnico da FAO, no dia 15 de outubro, à partir das 17h30, em Roma, Itália, quando será celebrado o 80º aniversário da FAO durante o Fórum Mundial da Alimentação. A participação deve-se ao fato da apresentação do KIT Sohma, projeto apresentado por uma equipe liderada pela doutoranda Bruna Schiebelbein.
O trabalho obteve destacado conceito técnico e será agraciado na área de Gestão de recursos de terra, solo e água para agricultura resiliente e segurança alimentar. Considerado como uma das inovações globais, o KIT Sohma é um guia do usuário de campo para avaliação da saúde do solo.
Alinhado aos quatro “melhores” da FAO (melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e melhor vida) e refletindo o tema do Dia Mundial da Alimentação: “De mãos dadas por alimentos melhores e um futuro melhor”, o trabalho orientado pelo professor Maurício Cherubim, do Depto. de Ciência do Solo, destaca liderança técnica, colaboração e inovação na transformação sustentável dos sistemas agroalimentares.
KIT SOHMA
O KIT Sohma tem como premissa a avaliação da saúde do solo no campo, por meio de um kit portátil e barato que permita avaliar e interpretar indicadores químicos, físicos e biológicos de maneira simples e rápida no campo. O KIT contém ferramentas e materiais que permitem avaliar sete indicadores: infiltração de água, avaliação visual da estrutura do solo, estabilidade de agregados, pH, separação visual dos agregados, macrofauna e atividade biológica.
Para acompanhar o KIT, foi elaborado um guia do usuário (“Guia do usuário de campo do KIT Sohma de saúde do solo” - https://doi.org/10.11606/9786587391557) contendo o passo-a-passo para coletar as amostras, executar os testes, interpretar os resultados e calcular o índice de saúde do solo. Ao final, o usuário pode digitar os resultados do campo em formulário eletrônico e receber o relatório completo por e-mail.