Levantamento da Acipi revela que 70% dos piracicabanos presentearão no Natal com pagamento dominante em Pix
O ticket médio por presente varia entre R$ 50,00 e R$ 199,00; roupas e calçados lideram as escolhas (38,5%), seguidos por brinquedos (24,8%) e cosméticos/perfumaria (14,8%)
Entre os consumidores que vão às compras neste Natal, o ticket médio por presente se concentra entre R$ 50,00 e R$ 199,00
O Natal, considerada a principal data do varejo, deve mais uma vez cumprir a tradição e aquecer o comércio de Piracicaba neste fim de ano. De acordo com o levantamento da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), realizado pela empresa Olhar Público, 7 em cada 10 consumidores entrevistados (70,8%) pretendem comprar presentes.
O dado confirma o fôlego da data, especialmente entre adultos de 25 a 44 anos e famílias com renda a partir de R$ 2.040,00. Um dos pontos de destaque é o Pix como principal forma de pagamento (21,3%), seguido de cartão de débito (17,5%) e crédito parcelado (12,5%).
Entre os consumidores que vão às compras, o ticket médio por presente se concentra entre R$ 50,00 e R$ 199,00 faixa onde estão 43% das respostas. Roupas e calçados lideram as escolhas (38,5%), seguidos por brinquedos (24,8%) e cosméticos/perfumaria (14,8%).
Para o presidente da Acipi, Mauricio Benato, ter esse diagnóstico detalhado é fundamental para que nossas empresas associadas entendam melhor o comportamento e as expectativas dos consumidores.
“A pesquisa oferece informações valiosas para orientar estratégias, promoções e ações de relacionamento, especialmente em um período tão importante como o Natal. O estudo é uma forma de apoiar o comércio local com dados, capacitação e iniciativas para ampliar o potencial de vendas. E, principalmente, atender às expectativas dos consumidores”, destaca Mauricio Benato, presidente da Acipi.
O estudo sobre o Natal indicou que a maioria pretende presentear de duas a cinco pessoas, padrão que reforça o caráter familiar da data. O comércio tradicional do Centro segue como referência para os consumidores: 30,8% afirmam que devem comprar na região. Em seguida aparecem E-commerce (23,3%), Shopping (13,3%) e comércios de bairro (10,5%).
O levantamento mostra ainda o crescimento de um comportamento híbrido, mesclando loja física e ambiente digital, especialmente entre consumidores mais jovens. Promoções e descontos seguem essenciais para o público: 62,6% dizem ser influenciados por elas no momento da compra.
O comércio de Piracicaba obteve nota média 7,9, com 44,8% dos entrevistados recomendando a cidade como destino de compras. A variedade de opções e o atendimento aparecem como destaques positivos.



