Liga Steam: Piracicaba se destaca nacionalmente com cinco projetos finalistas
Piracicaba segue, assim, como a cidade com o maior número de projetos finalistas na Categoria 1 em todo o Brasil.
O projeto Gotinha Mágica na Horta, da EM Antonia Jesuína Camillo Pipa, foi um dos classificados na categoria 1
A Rede Municipal de Ensino de Piracicaba ganha destaque no cenário nacional ao conquistar cinco vagas entre os finalistas do Prêmio Nacional Liga Steam 2025 – quatro na Categoria 1, que abrange projetos da Educação Infantil até o 2º ano do Ensino Fundamental, e uma na Categoria 2, que contempla turmas do 3º ao 9º ano.
Os projetos finalistas da Categoria 1 foram desenvolvidos pelas professoras Andreia Cristina Torres de Sousa, com o projeto Gotinha Mágica na Horta (EM Antonia Jesuína Camillo Pipa); Cassiana Patricia Reatto, com A Arte de Criar, Reciclar e Brincar (EM Ada Buselli Neme); Pâmela Caroline Pereira, com Tata e as Crianças Pequenas em: o Mistério por Trás do Brilho do Lago (EM Maria Benedicta Pereira Penezzi); e Letícia Godinho Silva, com Cores da Nossa Terra: Desenvolvendo um Protótipo de Bairro e Escola Sustentáveis a partir de Tintas de Solo, Tintas Naturais e Bioconstruções (EM Ida Francez Lombardi).
Piracicaba segue, assim, como a cidade com o maior número de projetos finalistas na Categoria 1 em todo o Brasil.
Já na Categoria 2, a professora Mirian Cristina Stenico representa o município com o projeto Raízes Vivas de Piracicaba: Cultura Africana, Biodiversidade e o Amanhã Sustentável (EM Profª Tercilia Bernadete Sanches Costa), desenvolvido com alunos do 5º ano.
“A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), metodologia que sustenta essas iniciativas, tem se mostrado fundamental para a educação contemporânea, pois coloca o estudante no centro do processo, valorizando a curiosidade, o trabalho colaborativo e a capacidade de resolver problemas reais”, explicou a secretária de Educação, Juliana Vicentin.
Por meio dessa abordagem, segundo Juliana, a matemática e a tecnologia ganham novo significado: deixam de ser conteúdos abstratos e passam a ser ferramentas para compreender e transformar o mundo, ampliando as conexões entre saberes escolares e a vida cotidiana.
“Mais do que resultados, esses projetos revelam o compromisso e a sensibilidade das professoras da rede em estimular o protagonismo e a criatividade das crianças, transformando a sala de aula em um espaço de investigação, descoberta e encantamento”, disse.
LIGA STEAM – O Prêmio Nacional Liga Steam tem o objetivo de fomentar a adoção da abordagem nas escolas brasileiras. Por meio de projetos que buscam solucionar problemas do cotidiano dos alunos, desenvolvidos em sala de aula, a abordagem promove a integração das áreas de ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.