Viletim

Viletim

Lula ajoelha, mas não sabe fazer oração

O mundo mudou e só o soberano não percebeu que seu discurso desperta vergonha alheia

Avatar de Romuado da Cruz Filho
Romuado da Cruz Filho
fev 15, 2025
∙ Pago

Enquanto a igreja pentecostal chama o irmão e o orienta de que há um caminho para superar as dificuldades que ele está enfrentando e o encaminha para compreender melhor a teologia da prosperidade, a rima do PT ainda é da dependência à ajuda do estado, que está com os cofres no avesso e sem condições de desenhar futuros artificiais e encantados.

A queda de Lula nas pesquisas tem um quê também de PIX. Nunca cobice o PIX do próximo se ele estiver próximo de um pastor, porque a tensão aumenta e é muito fácil derrubar um presidente que não consegue acompanhar o ritmo e a velocidade da economia informal.

A linguagem do PT está muito distante de compreender o cidadão comum, que não acredita mais em picanha e que vai andar de avião. Mesmo se tiver de carteira assinada, sem buscar um troco na economia informal, a situação se complica e o calor em casa, só aumenta.

O trabalhador acredita nele mesmo, em seu esforço para o trabalho e em explorar o potencial de uma nova economia, que lhe abre para as possibilidades de fazer algum dinheiro extra e pagar as contas, ao menos. E se a situação melhorar, pôr os filhos no caminho firme do estudo.

Quando isso acontece, ele olha no espelho e pensa: Não é que o meu pastor é mais craque que o apedeuta? No dia seguinte, a dose se repete, seja de Uber, 99 ou iFood. Funciona e a distância entre o trabalhador e o governo, aumenta. É fácil compreender. É só observar a realidade.

A técnica do PT de cooptação precisa de upgrade. Mas não será com Lula, que já perdeu o fio da meada, caiu no descrédito e virou totem de minoria. “Crazy” Hoffmann?, nem pensar. A mulher é mais antiquada que o discurso do Maduro. Já caiu de podre. Genoino, Dirceu... Não brinca. Ah, há o prefeito de Araraquara. Mas o apelido não ajuda e o sobrenome é mais do mesmo.

A verdade da verdade? O modelo se esgotou. De norte a sul do país se procura por uma nova liderança. Lula não é mais deste planeta e tentar reabitá-lo é o mesmo que querer transformar o Nerso da Capitinga em Frank Sinatra. Num orna e a piada perde a graça, quando a música fica ruim demais. Milagres acontecem? Estamos no Brasil.

Enfatizando, Lula está muito preso a um ideário estigmatizado e morto, que as pessoas já perceberam ser artificial e até bobo. A vida é dura. A vida é trabalho. A vida, se tiver de carteira assinada, para a esmagadora maioria dos eleitores, é de salário baixo. Para avançar no PIX, só com o avanço em um novo mercado, que desperta as pessoas para a liberdade... de empreender.

Liberdade difícil, nervosa que exige disciplina e, muitas vezes, a ajuda de um pastor. Mas que funciona muito melhor que esperar milagres de um mundo sem Deus, isso não há dúvida.

Avatar de User

Continue lendo este post gratuitamente, cortesia de Viletim.

Ou adquirir uma assinatura paga.
© 2026 Viletim · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura