Mais de 40 árvores são plantadas em homenagem a crianças nascidas em Piracicaba
Plante Vida contou com a presença de autoridades, famílias e hospitais parceiros, tornando-se um programa permanente
O casal Nicolas Gorga e Larissa Carrara, pais da Catarina, de 8 meses, fizeram um plantio em homenagem à filha
A Prefeitura de Piracicaba promoveu no sábado (20) mais uma edição do programa Plante Vida. A ação celebrou o nascimento de crianças na cidade entre 1 de janeiro de 30 de junho de 2025 e foi realizada no Jardim Botânico de Piracicaba, no bairro Santa Rita. Ao todo, foram plantadas 48 mudas de árvores, entre guaiuvira, louveira, grumixama, jequitibá-rosa, bacupari, ipês amarelo e branco, laranja-de-macaco, jaracatiá, etc.
“Sinto-me extremamente honrado por estar falando em nome dessas crianças que são nosso futuro. Plantar uma árvore, naturalmente, é um gesto simbólico, mas existe uma responsabilidade dos pais de ensinar para a criança, por meio do plantio e crescimento de uma árvore, sobre paciência e resiliência, que as coisas acontecem em seu tempo natural”, disse o secretário de Saúde, Sergio Pacheco.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente Maurício Perissinotto salientou que o programa une cidadania e sustentabilidade. “Estamos retomando esse programa como forma de integrar meio ambiente e comunidade. Neste momento, pais e mães recebem também a missão de cuidar do nosso meio ambiente, que é essencial para a qualidade de vida e saúde dessas crianças. Um ato simbólico, mas muito representativo”, disse.
“O Plante Vida traduz o que buscamos para Piracicaba, um desenvolvimento que respeita o meio ambiente e pensa nas próximas gerações. Cada muda plantada aqui representa esperança, equilíbrio e a certeza de que estamos deixando um legado mais verde para o futuro das nossas crianças”, explicou o secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Marcus Bucci.
Representando os hospitais, estavam Patrícia Cazzonatto, coordenadora de Enfermagem do Hospital dos Fornecedores de Cana Materno; Sérgio Furtuoso, relações institucionais da Unimed Piracicaba; e Luciana Zambon, coordenadora administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba.
A programação contou ainda com apresentações culturais da Banda da Guarda Civil Municipal e da GM Brass Band e com os artistas do grupo Caipiras do plein air.
Thiago e Camila Vanali com a pequena Alice: “Felizes em participar”
48 MUDAS – Das 48 mudas de árvores plantadas, 30 foram destinadas às crianças e aos hospitais. Thiago e Camila Vanali, pais da pequena Alice, souberam do projeto por meio do Hospital Unimed. “Ficamos felizes em participar, foi uma novidade para nós. E, com certeza, traremos a Alice para visitar a árvore que foi plantada pelo nascimento dela”, garantiram.
O casal Nicolas Gorga e Larissa Carrara, pais da Catarina, de 8 meses, também fizeram um plantio em homenagem à filha. “Gostei muito da iniciativa. Já tínhamos essa ideia de plantar uma árvore para ela, aí entramos em contato com a Prefeitura para fazer a adesão ao programa. Será um marco muito importante para a vida da Catarina”, contou.
Outras 18 mudas foram plantadas em homenagem ao aniversário de 15 anos da Academia Jovens Músicos. Os alunos da instituição plantaram Ipês Roxos no Jardim Botânico de Piracicaba, como forma de celebrar o momento.
PROGRAMA PERMANENTE – Durante a cerimônia, Sergio Pacheco assinou o decreto 20.761/2025 que torna o Plante Vida um programa permanente da Prefeitura de Piracicaba, criando uma comissão bipartite entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e os hospitais parceiros.
Criado em 2007 pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA), o Plante Vida é desenvolvido em parceria com o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (HFCP), Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba e Hospital e Maternidade Unimed. A ação consiste no plantio simbólico de uma muda de árvore para cada criança nascida nas maternidades do município.