Mais de 600 famílias recebem chaves de moradias no Água Branca
Entrega oficial do Condomínio Jardim das Alamedas, que contou com subsídios do Minha Casa Minha Vida e Casa Paulista, aconteceu sábado (6)
Em solenidade no último sábado (6), foram entregues 608 unidades de moradia no bairro Água Branca, no condomínio Jardim das Alamedas. O empreendimento, construído pela SPL Engenharia, contou com subsídios do Programa Minha Casa Minha Vida, do Ministério das Cidades do Governo Federal e do Programa Casa Paulista, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Governo do Estado de São Paulo.
Alvaro Saviani,secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, disse se tratar de um novo ciclo, “de muitas bênçãos e realizações. Aproveito para lembrar que, infelizmente, as políticas de habitação, regularização fundiária e aprovação de novos empreendimentos em Piracicaba estavam estagnadas. Na gestão do prefeito Helinho Zanatta montamos uma mini Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais), igual o Estado, visando analisar as solicitações de viabilidade de novos empreendimentos, seguindo critérios técnicos e a legislação. Isso é geração de emprego, geração de renda e boas opções de moradias”, destacou.
De acordo com o secretário municipal, o trabalho feito na área de regularização fundiária pode ser considerado inédito na cidade. “Nós estamos trabalhando em 180 parcelamentos e núcleos da nossa cidade. São mais de 9.500 famílias que receberão o título de propriedade das suas residências. São mais de 2.000 matrículas que serão emitidas em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) só aqui em Piracicaba. O Jardim Gilda é um exemplo. As 951 famílias receberam suas casas em 2009 e, somente agora, irão receber a matrícula da sua casa”, completou.
Na oportunidade, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, reforçou o empenho dos governos em entregar cada vez mais moradias. “A gente vem aqui pessoalmente fazer a entrega dessas moradias e dar esse abraço, desejar muitas felicidades nessa nova jornada que começa. Aqui ouvi as pessoas falando um termo que junta o Minha Casa Minha Vida com Casa Paulista, falando do Minha Casa Paulista. E isso é um sentimento que a gente tem, de união, que de mãos dadas, o Ministério das Cidades com o governo do Estado e o Município, fazendo algo que seria impossível fazer sozinho”, disse.
A primeira a receber as chaves do seu apartamento foi Lays Nascimento, de 32 anos, que compareceu ao evento ao lado das suas filhas Lorena, 12, e Lavínia, 08. “É um misto de sensações. Uma emoção muito grande. Assim como foi dito pelas autoridades que nos entregaram as chaves, agora é o primeiro passo para transformar essa residência em um lar, repleto de prosperidade e alegrias”, celebrou.
AUTORIDADES - O secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, que representou o ministro das Cidades, Jader Filho, enfatizou a oportunidade de celebrar coisas boas. “Elas só acontecem porque existem pessoas trabalhando para isso. O prefeito Helinho esteve comigo em Brasília este ano cerca de cinco vezes em busca de investimentos para Piracicaba. Não é fácil começar o trabalho, mas quando começa, organizando tudo de maneira correta, certamente vocês vão ver os bons frutos desse trabalho. É uma honra estar aqui hoje, celebrar o esforço pela conquista e vitória na realização do sonho de vocês. Desejo que, a partir deste sonho realizado, vocês não parem e continuem sonhando para terem um futuro cada vez mais próspero”, completou.
Também presente na solenidade, a superintendente Regional da Caixa em Piracicaba, Danielle Ducci, reforçou a alegria de entregar as 608 moradias. “Em seus 164 anos de existência, a Caixa traz como principal papel o de transformar a vida das pessoas. Hoje, vocês recebem uma casa com a responsabilidade de transformá-la em um lar. Vocês sonharam, acreditaram, planejaram, se organizaram para essa conquista. Parabéns a todos os envolvidos nesta história”, disse.
Na oportunidade, o secretário Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Alvaro Luis Saviani, representou o prefeito Helinho Zanatta; o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, representou o governador Tarcísio de Freitas; e representando o Ministério das Cidades, participou do evento o secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia. O evento contou com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, da Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Danielle Ducci, e de Paulo Roberto da Silva Cunha, diretor-presidente da SPL Engenharia.
Paulo Roberto da Silva Cunha Gente, responsável pela SPL Engenharia, que construiu as mais de 600 moradias, destacou que "cada empreendimento que a gente faz é mais uma realização, pois temos respeito ao sonho de todos que adquiriram essas unidades. Esta construção tem bons atributos, a área de convivência e de lazer é robusta o que reforça o sentimento de conquista para todos os que estão morando aqui”, finalizou.