Mais de 7.200 alunos da Rede Municipal realizaram a prova do Saresp
Aplicação aconteceu ontem (18); prova avalia as disciplinas de língua portuguesa e matemática
A secretária Juliana Vicentin acompanhou a aplicação da prova ontem, na EM Edilene Marli Borghese, no Parque dos Eucaliptos
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplicou ontem (18) as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) 2025. Em Piracicaba, 7.235 alunos dos 2ºs e 5ºs anos do ensino fundamental da Rede Municipal participaram da avaliação.
O Saresp, voltado para os anos iniciais, avaliou conteúdos de língua portuguesa e matemática e foi realizado em formato impresso, com duração de até 4 horas, no horário regular de aula.
Como preparação, a Secretaria Municipal de Educação realizou, em agosto, uma formação com os diretores e coordenadores das escolas de ensino fundamental para orientar sobre a aplicação da prova. Na ocasião, foram abordados os procedimentos da avaliação, dúvidas foram esclarecidas e novos gestores receberam atualizações. Foi realizado também o Dia A da Alfabetização, uma mobilização para o Saresp, que envolveu os alunos e as famílias.
“O Saresp é uma avaliação que nos oferece um panorama muito preciso sobre a aprendizagem na rede. Ele mostra não apenas os avanços, mas também os pontos que ainda precisam de atenção, e isso é fundamental para que possamos planejar políticas educacionais mais eficazes”, disse a secretária Juliana Vicentin, que acompanhou a aplicação da prova ontem, na EM Edilene Marli Borghese, no Parque dos Eucaliptos.
“Com esses dados, conseguimos pensar em estratégias que realmente dialoguem com a realidade das escolas e apoiem o desenvolvimento das nossas crianças”, complementou Juliana.
QUALIDADE EDUCACIONAL – O Saresp tem como objetivo produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, auxiliando gestores no acompanhamento da qualidade educacional. Os resultados, previstos para o início de 2026, contribuem para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que mede a qualidade da educação nas escolas públicas paulistas e orienta ações pedagógicas para a melhoria contínua do ensino.



