Mamografias e endoscopia: Prefeitura zera fila de espera
Resultado só foi possível com a ampliação da oferta dos procedimentos que atenderam, nos primeiros seis meses de 2025, 14.565 pacientes com mamografia e outros 1.820 com endoscopia
A Secretaria Municipal de Saúde zerou a fila de exames de mamografia e endoscopia represada desde 2021. A ação só foi possível com o aumento na oferta para estes exames aos pacientes em mutirões realizados, principalmente, aos finais de semana, nos últimos seis meses.
De acordo com a gerência da Atenção Secundária em Saúde, em 2024, de 1/1 a 30/6, a rede pública realizou 2.524 exames de mamografia e 248 de endoscopia; no mesmo período de 2025, na atual Administração, já foram realizadas 14.565 mamografias e 1.820 endoscopias, um crescimento de 477% e 633%, respectivamente, na oferta pelos exames em apenas seis meses.
O secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, lembrou que a demanda represada nestas duas áreas estava muito grande. “Só de mamografia eram mais de 6.000 pacientes e de endoscopia pouco mais de 2.000 e isso é muito. Realizamos mutirões, instalamos duas carretas para realização de mamografia na Paulista e em Santa Terezinha, ampliamos a oferta de diversos exames, fizemos parcerias com o Cismetro, corremos contra o tempo para conseguir atingir este objetivo uma vez que os pacientes aguardavam, pelo menos, desde 2021 por estes exames. A fila de mamografia encerramos em maio e a de endoscopia foi zerada na semana passada”, enfatizou.
Segundo Pacheco, a partir de agora, a espera é mínima para estes exames. “O acesso para o agendamento está liberado na Atenção Básica, direto nos postinhos de saúde dos bairros. Assim que o paciente estiver com o pedido médico em mãos, a sua unidade de saúde já pode fazer o agendamento no sistema SISS Saúde para a próxima data disponível. Por exemplo, nesta segunda-feira, 30/6, temos vagas para que ambos os exames possam ser realizados já partir desta terça-feira, 1/7”, completou.
De acordo com o prefeito Helinho Zanatta, aos poucos as melhorias vão acontecendo e outras especialidades importantes também terão fila de espera zeradas no município. “Quando assumimos encontramos diversos desafios e o da Saúde era o mais complexo. Fomos avaliando todos os casos, vimos as possibilidades e fomos desenrolando os problemas com o empenho de todas as equipes e parceiros desta Secretaria. Não vamos parar por aqui, vamos continuar ofertando os procedimentos para que todos sejam atendidos de forma rápida e digna”, afirmou.
A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, enfatizou a importância da continuidade destas ações. “Exames como a mamografia e a endoscopia são ferramentas fundamentais para o diagnóstico precoce de diversos tipos de câncer, o que faz toda a diferença no sucesso do tratamento. O início precoce do tratamento é, de fato, o principal fator para o sucesso no combate ao câncer”, concluiu.