Médico do CECAN representa Santa Casa de Piracicaba em um dos maiores congressos de oncologia do mundo
Evento expôs estudos que abrangem desde a ciência básica até pesquisas clínicas com novas medicações que poderão se tornar parte do tratamento
Daniel Modolo representou o CECAN da Santa Casa de Piracicaba no evento
O oncologista clínico Daniel Modolo, do CECAN – Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba, participou do Congresso Europeu de Oncologia Clínica, promovido pela ESMO (European Society for Medical Oncology), um dos mais importantes eventos internacionais da área. Realizado entre os dias 17 e 21 de outubro, em Berlin, na Alemanha, o congresso reuniu especialistas de diversas áreas da oncologia — clínica, cirúrgica, patologia e radiologia — de diversas partes do mundo.
“Foi um evento extraordinário, com apresentações de estudos que abrangem desde a ciência básica até pesquisas clínicas com novas medicações, muitas das quais devem se tornar parte dos tratamentos nos próximos anos, após aprovação regulatória”, explica Daniel Modolo, que representou o CECAN ao lado da Dra. Helena Saito, representante do COC – Centro de Oncologia Campinas.
Entre os destaques apresentados no congresso, o médico ressalta avanços significativos em diferentes tipos de câncer. Um dos temas de maior relevância envolveu novas evidências no tratamento do câncer de mama, com a possibilidade de uso de medicamentos já indicados para casos paliativos, sendo agora considerados também para fases iniciais da doença, graças a resultados promissores apresentados nos estudos.
Outro ponto de destaque foram novas abordagens no tratamento do melanoma, com estratégias que incluem a administração de terapias antes da cirurgia para melhorar os resultados cirúrgicos, além da possibilidade de redução no tempo total de tratamento para alguns perfis de pacientes.
“Também acompanhamos dados importantes sobre combinações de drogas para o tratamento de câncer de bexiga, que ainda não fazem parte da realidade brasileira, mas indicam um caminho promissor para o futuro”, acrescenta o médico.
Apesar dos avanços, o especialista lembra que a introdução de novos medicamentos no Brasil depende da aprovação dos órgãos reguladores. “Não basta apenas a evidência científica — há um caminho a ser trilhado até que essas novidades cheguem ao nosso sistema de saúde. Mas é certo que estamos em um momento de transformações importantes na oncologia, que segue avançando rapidamente”, conclui.
A participação de representantes do CECAN em eventos científicos internacionais reforça o compromisso da Santa Casa de Piracicaba com a atualização constante, inovação nos tratamentos e a qualidade do atendimento oncológico oferecido à população.



