Mercado Municipal se prepara para reabertura após incêndio
Acesso interno de permissionários foi autorizado pela Defesa Civil e Associação de Comerciantes
Liberação interna permite que comerciantes realizem a limpeza, reabastecimento e preparativos para a retomada das atividades
A Prefeitura de Piracicaba, em conjunto com a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, liberou na manhã de hoje (24) o acesso interno dos permissionários à área não atingida pelo incêndio que atingiu parte do prédio na madrugada de ontem.
A medida permite que comerciantes realizem a limpeza, reabastecimento e preparativos necessários para a retomada das atividades. A previsão é que a reabertura ao público aconteça amanhã (25), às 6 horas, apenas na parte preservada do Mercado Municipal.
“Nossa prioridade, neste momento, é garantir uma retomada segura e organizada para os permissionários que não foram diretamente atingidos pelo incêndio. Por isso, autorizamos o acesso interno à área preservada, em conjunto com a Defesa Civil e em acordo com a Associação dos Comerciantes”, afirmou Maurício Perissinotto, titular da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente.
Essa liberação permite que os comerciantes preparem seus boxes e higienizem os espaços para a reabertura ao público, que tem previsão de acontecer a partir de amanhã. “Seguimos acompanhando de perto a situação dos permissionários afetados e trabalhando para oferecer todo o suporte necessário”, ressaltou
Na parte atingida pelo fogo, a força-tarefa montada pela Prefeitura de Piracicaba – com coordenação da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros – segue atuando desde ontem, com serviços de limpeza e retirada de materiais. A GCM mantém patrulhamento constante na região para garantir a segurança.
O incêndio teve início por volta das 2h. Os Bombeiros foram acionados e prontamente se deslocaram ao local para contenção das chamas. O Mercadão conta com área de 3.367 metros quadrados e cerca de 25% foi atingida pelo fogo; a gestão é feita por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. Ao todo, 19 boxes foram atingidos. Não houve vítimas.
O Mercadão conta com área de 3.367 metros quadrados e cerca de 25% foi atingido pelo fogo
A Prefeitura ainda trabalha em conjunto com as forças policiais e os Bombeiros para a investigação das causas do incêndio. Hoje, por volta das 9h, a Polícia Científica, com apoio da Defesa Civil, iniciou a perícia na área que foi incendiada para elaboração do laudo da ocorrência.
RETOMADA – A líder Maria Heloisa Pereira de Oliveira, funcionária de uma das tradicionais pastelarias do Mercadão, trabalhava, na manhã de hoje para a retomada do atendimento. “Ficamos muito preocupados, sem saber o que poderia acontecer e sem saber o que fazer. Estou há nove anos trabalhando aqui e sentimos a dor do outro. É do Mercadão que tiramos o nosso sustento. Mas estamos prontos para voltar”, contou.
Do mesmo sentimento compartilha Cláudio César Rosada, que mantém uma banca de hortifrúti desde 1988. “É uma tristeza muito grande. Estamos aqui, juntos, diariamente, trabalhando há anos dentro do Mercado Municipal. Então, nós sentimos por todos. Temos agora um certo alívio de poder retomar o trabalho, mas ainda vivemos a tristeza do que aconteceu”, relatou.
O prefeito Helinho Zanatta deve se reunir, nos próximos dias, com os permissionários que tiveram seus estabelecimentos atingidos pelo incêndio. O objetivo é conhecer os reais impactos sofridos por esses comerciantes e avaliar como a Prefeitura de Piracicaba pode oferecer suporte adequado.
Hoje (24) a Polícia Científica, com apoio da Defesa Civil, iniciou a perícia na área que foi incendiada
SUSPENSO – A Secretaria de Saúde, por meio da gerência de Assistência Farmacêutica, informa que a Farmácia Municipal do Centro está com atendimento suspenso temporariamente para higienização nesta quinta (24) e sexta (25), devido a concentração de fumaça parada na unidade vinda do incêndio no Mercado Municipal.
Neste período, os munícipes podem procurar a qualquer outra Farmácia Municipal da cidade para a retirada de sua medicação.
A Pasta reforça que o Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, segue com atendimento normal a população.