Minidocumentário aborda exposição realizada pelo “Corredor Caipira” e pelo Salão de Humor
Material audiovisual está disponível para visualização no Youtube do projeto socioambiental
Junior Kadeshi dá depoimento no minidocumentário
Realizada no segundo semestre de 2025, a exposição “Corredor de Humor Caipira” é retratada em minidocumentário produzido pelo projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas” (que tem patrocínio da Petrobras). A mostra foi desenvolvida no Engenho Central, em parceria com o Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
O material audiovisual está disponível no Youtube do “Corredor Caipira” e pode ser acessado pelo link:
O “Corredor Caipira” é realizado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e pelo Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo (Esalq/USP). O patrocínio é da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
O Salão Internacional de Humor é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Cultura e o Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico).
Minidocumentário
Produzido por Jessica Lane e Grégory Antony, ambos da equipe de comunicação do “Corredor Caipira”, o minidocumentário traz à tona a exposição, que reuniu 44 desenhos e ilustrações de artistas de diferentes partes do Brasil entre os dias 6 de setembro e 2 de novembro de 2025. As obras foram selecionadas por um júri a partir da abertura de um concurso homônimo à exposição, voltado a obras que buscassem evidenciar a questão ambiental e incentivar uma transformação.
Os trabalhos poderiam ou não ter um teor crítico e deveriam abordar temas como a questão socioambiental, a relação entre cultura e meio ambiente e a relação entre ser humano e natureza. O concurso recebeu 111 trabalhos produzidos por 50 artistas.
Além de imagens das obras selecionadas e do Engenho Central, um dos mais icônicos espaços de Piracicaba, que recebeu a exposição, o material audiovisual reúne depoimentos de Eder Santos (um dos artistas premiados), de organizadores, como os membros do “Corredor Caipira” Rafael Bitencourt e Henrique Campos, e o diretor do Salão, Junior Kadeshi. Há falas também de Renata Rodrigues de Souza, que visitou a mostra.
A exposição compôs a programação oficial do 52º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, realizado em 2025. “Em mais de 50 anos de história, o Salão tem abordado, de forma crítica, temas de importância mundial, que mobilizam a sociedade. Trata-se de um espaço histórico, responsável por promover o pensamento crítico por meio da arte”, afirma Junior Kadeshi, coordenador do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
“Eu costumo dizer que o humor é a forma mais sofisticada de crítica. O Salão de Humor tem se caracterizado, ao longo de mais de 50 anos, por ser uma vitrine do que acontece no mundo, ao trazer à tona as mazelas de todo o planeta. Unir forças com o Salão nos possibilitou levar ainda mais longe a problemática socioambiental”, diz Rafael Bitencourt, coordenador de comunicação do projeto “Corredor Caipira”.
“O Salão Internacional de Humor é um patrimônio cultural de Piracicaba e é um símbolo do nosso compromisso com a criatividade. Isso reforça o papel do humor gráfico como linguagem de transformação”, aponta Carlos Beltrame, secretário de cultura de Piracicaba.



