Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Morre o maestro Ernst Mahle, aos 96 anos

Morre o maestro Ernst Mahle, aos 96 anos

Com uma trajetória marcada pela música, suas composições foram reconhecidas internacionalmente pela qualidade e brilhantismo

Avatar de Viletim
Viletim
mai 13, 2025
∙ Pago
1

Share this post

Viletim
Viletim
Morre o maestro Ernst Mahle, aos 96 anos
2
Compartilhar

Morreu ontem (12) em Piracicaba o maestro Ernst Mahle, aos 96 anos de idade. Ele era filho de Ernst Mahle e Else Mahle. Casado com a senhora Maria Apparecida Mahle, conhecida como dona Cidinha, deixa os filhos: Ernesto Mahle (casado com Kelly Mahle), Cláudio José Pinto Mahle, Leonora Pinto Mahle e Ricardo Mahle. O velório está sendo realizado no Parque da Ressurreição. Seu sepultamento será nesta terça-feira, às 16h30, no mesmo parque. Segundo o portal G1, o maestro alemão estava internado em um hospital da cidade, mas as causas da morte não foram informadas pela família.

A vida de Ernst Mahle foi marcada pela música, tendo suas composições reconhecidas internacionalmente pela qualidade e brilhantismo. Ele é um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba (Empem), que leva seu nome. Instituição em que exerceu a função de professor por várias décadas, formando nomes que se projetaram pelo mundo.

Biografia

Ernst Mahle nasceu no ano de 1929, em Stuttgart, Alemanha. Chegou ao Brasil em 1951, naturalizando-se brasileiro em 1962. Foi aluno de composição de Johann Nepomuk David, na Alemanha; de Hans Joachim Koellreuter, no Brasil; e de Messiaen, W. Fortner, E. Krenek, em cursos internacionais de férias, onde também estudou regência com L. Von Matacic, Rafael Kubelik e Mueller-Kray.

Em reconhecimento ao seu extenso trabalho em prol da juventude, recebeu, em 1965, o título de "Cidadão Piracicabano". É co-fundador da Escola de Música de Piracicaba "Maestro Ernst Mahle", ao lado da esposa Maria Apparecida "Cidinha", onde exerceu o cargo de Professor e Maestro das Orquestras de Câmera e Sinfônica, sendo o idealizador do bianual "Concurso Jovens Instrumentistas". Atuou também como Professor em vários cursos de férias e festivais de música. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea e foi membro da Academia Brasileira de Música (cadeira nº 6).

Críticos de arte atestam a qualidade da música de Mahle, sendo reconhecido por sua técnica irrepreensível. Como compositor foi premiado em vários concursos e é internacionalmente conhecido pela magnitude e valor de seus trabalhos em prol da educação musical e de suas obras, tanto no repertório camerístico como orquestral. Em 1995, recebeu o prêmio Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 2023, comemorou 94 anos em atividade. (Fonte: Wikipédia)

Homenagem

Está prevista para hoje, às 15h30, uma homenagem ao maestro, pelos coralistas da cidade, regida pela maestrina Cíntia Pinotti, amiga da família, regente e diretora artística do Coral da Esalq. Ela foi também aluna do maestro.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar