Motociata marca o Dia D Estadual de combate ao Aedes aegypti, neste sábado (6)
Participantes saem às 8h30 da Estação da Paulista, com paradas no Mercado Municipal e praça José Bonifácio
Praça José Bonifácio terá atividades educativas e orientação para a população
A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), realiza neste sábado (6), a partir das 8h30, o Dia D Estadual 2025, mobilização que reforça a importância da prevenção contra dengue, zika e chikungunya. A ação reúne diversos parceiros, entre eles Centro de Controle de Zoonoses, Estratégia de Saúde da Família, Guarda Civil Municipal, Unimed e motoclubes.
A programação começa com uma motociata às 8h30, com saída da Estação da Paulista, parada no Mercadão Municipal e chegada à Praça José Bonifácio, onde as equipes permanecem até 11h30 com atividades educativas e orientações à população.
A gerente do Cevisa, Carina Baron, destaca que o Dia D soma-se às ações contínuas realizadas no município. “Mantemos semanalmente arrastões de limpeza e visitas casa a casa para eliminar focos do mosquito. A prevenção depende do esforço conjunto entre poder público e população, e cada mobilização reforça nosso compromisso em proteger a saúde de todos.”
NÚMEROS - De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 05/12/2025 – em dados provisórios – foram 26.143 notificações para a dengue com 5.866 casos positivos e cinco óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 65.074 notificações, 29.442 casos confirmados e 16 óbitos.
A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto e Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A UBS Centro, localizada na avenida França, 227, no Jardim Europa, também realiza a vacinação em horário estendido, das 17h às 20h. A imunização é composta por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Nos feriados e pontos facultativos, as unidades permanecem fechadas e portanto, não há vacinação.
PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são utilizar repelente, principalmente em lugares fechados; eliminar focos de água parada; manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda; guardar garrafas com a boca virada para baixo; limpar sempre as calhas dos canos; não jogar lixo em terrenos baldios; colocar o lixo sempre em sacos fechados; manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro; não deixar acumular água em pneus; furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água e lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.
Em caso de suspeita da doença, a orientação é procurar o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.
Prefeitura atualiza contatos do Centro de Controle de Zoonoses
A partir da terça-feira (9), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), departamento vinculado à Secretaria de Saúde, passa a atender em novos números de telefone, sendo o (19) 3427-3008 (contato principal) e o (19) 3427-3460 (equipe do Plano Municipal de Combate ao Aedes). Os números anteriores serão desativados.
A mudança integra o processo de reorganização iniciado em outubro deste ano, quando o CCZ passou a funcionar em novo endereço, na rua Dionísio Dal Picolo, s/nº (próximo ao nº 39), no bairro Jupiá.



