Viletim

Viletim

Na Santa Casa, prefeito e vice participam de entrega de Acelerador Linear para tratamento de câncer

No evento, que aconteceu na manhã de hoje, sexta-feira (30), Governo Federal também lançou o programa Agora Tem Especialistas

Avatar de Viletim
Viletim
mai 30, 2025
∙ Pago
1
1
Compartilhar

O prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta, ao lado do vice-prefeito e secretário de Saúde, Sergio Pacheco, participaram da solenidade de lançamento do programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, que destinou um novo Acelerador Linear Infinity para tratamento oncológico na cidade e região. A cidade foi uma das seis primeiras do país a receber o novo equipamento, ao lado de São Paulo, Bauru, Curitiba (PR), Andaraí (RJ) e Teresina (PI).

A solenidade aconteceu no Centro do Câncer (Cecan) da Santa Casa de Piracicaba, na manhã desta sexta-feira (30), e contou com a presença de Márcio França, ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e de Nilton Pereira Junior, secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, além de autoridades políticas e de saúde da cidade e região.

Antes da abertura da solenidade, Helinho Zanatta, Sérgio Pacheco e Márcio França foram recepcionados pela diretoria da Santa Casa e do Cecan para falar do novo equipamento e do programa do Governo Federal. “A entrega do Acelerador Linear Infinity é muito importante por se tratar de um equipamento de radioterapia de última geração, disponível em poucos centros médicos do país. Ele representa um salto tecnológico no tratamento do câncer, permitindo visualização 3D dos tumores, maior precisão no posicionamento do paciente e adaptação do tratamento em tempo real, tudo isso com mais segurança e eficácia”, destacou o prefeito de Piracicaba.

Durante o uso da palavra, o ministro Marcio França enalteceu o lançamento do Agora Tem Especialistas. “São diversas ações, dentre elas, a entrega destes aceleradores nucleares, hoje são seis e até 2026 serão 121 em todo o país, além de, por exemplo, a possibilidade da contratação de médicos e instituições privadas para suprir a demanda oncológica na rede pública e, assim, evitar que as pessoas fiquem seis, dez, 12 meses na fila de espera. Aqui na região de Piracicaba temos a felicidade de não ter fila de espera, diferente da vizinha Campinas, que será atendida aqui também”.

Segundo França, a partir de agora Piracicaba têm dois equipamentos para tratamento oncológico somente na Santa Casa. “Tem o aparelho mais antigo que ainda é muito útil e o aparelho mais moderno que é muito mais preciso e mais rápido para quem faz, por exemplo, tratamento de câncer de mama. Antigamente eram 25 sessões e, com esse aparelho é necessário somente cinco sessões. É muito mais rápido o atendimento e a pessoa tem a chance de poder voltar à sua vida normal em pouco tempo. De maneira geral, isso dá oportunidade de atender mais pacientes em um curto espaço de tempo”.

Sérgio Pacheco reforçou a importância do novo equipamento. “Estou na Santa Casa há 21 anos e tenho muito orgulho de pertencer a esse hospital e, como vice-prefeito, vou seguir ajudando a salvar muitas vidas aqui. Este novo equipamento se mostra economicamente viável, mas muito mais do que a economia financeira que é gerada, existe um grande impacto social onde a gente melhora a qualidade de vida das pessoas”.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura