Não aborreça o Trump, ele está trabalhando
O que foi dito pelo líder russo não quer dizer absolutamente nada. Na prática, suas bombas continuarão sendo lançadas sobre a Ucrânia
Hoje (19) foi mais um dia de conversa fiada entre Trump e Putin sobre um possível cessar-fogo na guerra de invasão da Ucrânia pelo exército russo. Eles se falaram pelo telefone durante duas horas e Putin disse que "é necessário encontrar as maneiras mais eficazes de avançar em direção à paz" e que a Rússia está pronta para trabalhar em algum tipo de "memorando" com a Ucrânia, incluindo um cessar-fogo.
O que foi dito pelo líder russo não quer dizer absolutamente nada. Na prática, suas bombas continuarão sendo lançadas sobre a Ucrânia.
Zelensky, obviamente, conversou também com Trump e manteve a boa aparência a fim de tranquilizar o chefe da Casa Branca e deixar claro seu objetivo de obter um cessar-fogo o mais rápido possível. Mas ele sabe quem é Putin e não espera por nada desse tipo de conversa, que é mais uma maneira de Trump dizer ao mundo que está fazendo algo. Pura aparência, sem resultados práticos. Zelensky não quer mais deixar Trump irritadinho com a realidade.
Sendo assim, enquanto Trump brinca de resolver a guerra com teatro, Zelensky tem mantido acordos com países europeus para a produção de armas. Os mais recentes são com os países bálticos, Letônia, Lituânia e Estônia, para fabricação de armas alemãs Rheinmetall AG. São países que estão mais acelerados no processo de ampliação dos gastos com tecnologia de defesa, propostos pela União Europeia. Outra frente de Zelensky são as sanções contra a Rússia, que injetam dinheiro vivo em seu sistema de defesa. Além de sua fábrica de drones, que ajuda a segurar as pontas no front.
O resto é barulho improdutivo, de quem não tem nada a oferecer além de discurso. Se ao menos fosses discursos consistentes, ainda que vá lá. Mas, no caso de Trump, o cenário é lastimável, porque nada de eficaz acontece na cabeça do novo presidente americano que não sejam performances vazias e vergonhosas. Só ele que não percebe o feio que está fazendo diante do mundo civilizado. Enquanto isso, acompanhamos estarrecidos o desenrolar dos acontecimentos e esperamos por uma notícia boa, que contribua de fato para colocar um freio no ditador russo.