NhoChat, a primeira IA com sotaque caipira
O Viletim testou a ferramenta de consulta sobre História de Piracicaba, que ainda precisa de aperfeiçoamentos, mas é excelente para consultas
Tela de entrada do NhoChat: ihgp.org.br/nhochat.
O recurso tecnológico mais avançado do momento chega à “Noiva da Colina” por um caminho bem tradicional, oferecido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, o IHGP, como divulgado nesta semana, pelo Viletim. O Instituto disponibilizou publicamente o NhoChat, o primeiro assistente virtual que é alimentado por uma Inteligência Artificial treinada para auxiliar nas pesquisas sobre a história e tradições da cidade.
O “lugar onde o peixe para” e uma IA para chamar de sua. Se depender do IHGP, o peixe não vai parar no tempo. A IA disponibilizada pelo Instituto, o NhoChat, foi treinada com os livros, revistas do IHGP e outros materiais do seu acervo. A ideia é que o chat, o programa no qual é possível conversar com a IA, responda a perguntas sobre a História da “Noiva da Colina”.
Fui testar o NhoChat. Leio e pesquiso a respeito da história de nossa cidade desde a década de 1990. Modestamente, tenho uma ideia sobre o assunto. A minha curiosidade estava em como ele iria responder a perguntas simples, do tipo as que crianças seriam solicitadas em trabalhos de escola.
A primeira pergunta foi: “Como foi fundada a cidade de Piracicaba?”
A resposta: