Viletim

Viletim

Nona Sinfonia de Beethoven será executada pela Orquestra Sinfônica da Unicamp, na Catedral

Evento é gratuito contará com a participação de mais de 100 músicos e cantores.

Avatar de Viletim
Viletim
dez 04, 2024
∙ Pago
Compartilhar

A Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) se apresenta na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba, no dia 10 de dezembro, às 19h30.

Sob a direção da maestrina Cinthia Alireti, o concerto será realizado em parceria com o Coro Contemporâneo de Campinas, dirigido pelo maestro Angelo José Fernandes, e o Collegium Vocale Campinas, sob a direção do maestro Akira Kawamoto.

Os solistas convidados são estudantes da Unicamp, Katherine Vitória (soprano), Rafaela Duria (mezzo soprano), Clóvis Português (tenor) e Leandro Cavini (barítono).

Obra-prima do repertório sinfônico, a Nona Sinfonia de Beethoven é conhecida por seu grandioso quarto movimento, que incorpora o hino “Ode à Alegria”, com texto de Friedrich Schiller, simbolizando os ideais universais de fraternidade e união.

Para além de um novo paradigma na música clássica, ao incluir coro e solistas em uma sinfonia, a peça foi, durante o século XX, utilizada por espectros políticos opostos, mostrando como as artes atingem a humanidade na totalidade e podem ser lidas de diversas formas.

Neste ano, dois séculos depois, as orquestras do mundo todo têm apresentado esta obra, num grande movimento de comemoração e, como o autor mesmo expressou, como um hino de fraternidade.

O concerto é gratuito e aberto ao público. Uma oportunidade única para apreciar um dos pilares da música ocidental interpretado por mais de 100 músicos e cantores.

Serviço

Apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU)

Data:
10/12

Local: Catedral de Santo Antônio, Piracicaba

Horário: 19h30

Endereço: R. Pr. da Catedral Dom Ernesto de Paula, s/n – Centro, Piracicaba

.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura