Nova etapa do Muralha Paulista em Piracicaba amplia vigilância para câmeras particulares
Encontro na Acipi permitirá esclarecer dúvidas e orientar sobre a integração de câmeras privadas ao sistema da PM
O Muralha Paulista conecta sensores, câmeras de monitoramento, leitores de placas e dispositivos de reconhecimento facial diretamente às centrais policiais, permitindo acesso em tempo real às ocorrências
A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) promove, na próxima segunda-feira (17), o evento Conectar para Proteger, oportunidade na qual empresários e munícipes poderão conhecer em detalhes a nova fase do Programa Muralha Paulista, esclarecer dúvidas diretamente com representantes da Polícia Militar e compreender o processo de integração das câmeras externas (de residências e estabelecimentos comerciais) ao sistema de monitoramento da PM. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na bio da Acipi no Instagram: @acipipiracicaba.
Piracicaba já integra o programa desde julho, com o uso das câmeras públicas, e agora passa a contar com um modelo ampliado de participação da sociedade. A Acipi foi convidada pelo coronel Sabino, do Comando de Policiamento do Interior Nove (CPI-9), para atuar como agente mobilizador da iniciativa na cidade.
Durante o Conectar para Proteger, os participantes poderão realizar o cadastro no local, tirar dúvidas com técnicos da Polícia Militar e receber um adesivo de identificação da iniciativa para ser fixado na área externa do imóvel ou comércio. A integração é voluntária, gratuita e restrita a câmeras voltadas para ruas e espaços públicos; imagens internas de residências, empresas ou áreas privadas não podem ser incorporadas ao sistema, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Na mesma ocasião, a Polícia Militar apresentará seu plano estratégico de segurança para o fim de ano em Piracicaba.
Ao comentar sobre a participação da Acipi no lançamento da nova etapa do programa, o presidente Mauricio Benato destacou o papel da entidade na cooperação entre a sociedade civil e as forças de segurança. “A ampliação do Muralha Paulista cria condições para que o cidadão e as empresas contribuam diretamente com o monitoramento urbano. Esse diálogo entre a comunidade, o setor produtivo e a Polícia Militar fortalecem a capacidade de prevenção à criminalidade e amplia o alcance das ações de segurança no município”, afirmou.
Presente em mais de 200 municípios, o Programa Muralha Paulista conecta sensores, câmeras de monitoramento, leitores de placas e dispositivos de reconhecimento facial diretamente às centrais policiais, permitindo acesso em tempo real a informações sobre ocorrências e deslocamentos suspeitos. A ampliação da participação da sociedade fortalece o sistema, aumenta a eficiência das ações policiais e contribui para a redução dos índices criminais no Estado.
SERVIÇO:
Evento: Conectar para Proteger – Lançamento da segunda fase do Muralha Paulista
Data: 17/11 – Próxima segunda-feira
Horário: 14h
Local: Acipi – rua Prudente de Morais, 459
Inscrições: bit.ly/AcipiEventoPM



