Nova UBS será construída na região do Pompeia, com recursos do governo federal
Repasse será de R$ 5,1 milhões para a obra, contemplada por meio do Novo PAC Saúde 2025
Portaria do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União de ontem (23), confirma a destinação de recursos para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de porte 5 (leia abaixo), com 1.500 m² de área construída, na região do bairro Pompeia. Piracicaba foi contemplada por meio do Novo PAC Saúde 2025, do Governo Federal.
A publicação autoriza o município a receber R$ 5.214.000,00 para a execução da obra, com isso, a prefeitura dará início aos trâmites legais para a licitação. Os recursos foram solicitados pelo prefeito Helinho Zanatta e conquistados com o apoio do deputado federal e vice-líder do governo, Jonas Donizette.
“A construção desta nova UBS na região do Pompeia representa um avanço importante na atenção básica de saúde de Piracicaba. Conquistamos um investimento que vai beneficiar diretamente milhares de moradores. Nosso compromisso é ampliar o acesso à saúde com qualidade, modernidade e infraestrutura adequada para os profissionais e a população”, afirmou o prefeito Helinho Zanatta.
ESTRUTURA DIFERENCIADA - A UBS de porte 5 é considerada uma unidade de grande porte, com diferenciais importantes em relação às estruturas convencionais. O projeto prevê a distribuição da estrutura organizacional em núcleos temáticos, alinhados às diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), além da integração de premissas de sustentabilidade, como reutilização da água e prioridade para a iluminação natural.
Com o aumento significativo da área construída, novos ambientes assistenciais e de apoio foram agregados para promover maior abrangência no acesso da população, mais eficiência nos serviços oferecidos e melhor integração das equipes de saúde.
“A UBS de porte 5 tem um modelo inovador, com ambientes pensados para melhor acolhimento, integração das equipes e sustentabilidade. Essa unidade vai permitir uma ampliação significativa na nossa capacidade de atendimento, promovendo mais resolutividade e conforto para os usuários do SUS. É uma conquista para toda a rede de saúde do município”, ressaltou o secretário de Saúde, Sergio Pacheco.
A nova unidade na região do Pompeia será um marco na ampliação da atenção primária à saúde em Piracicaba, com oferta de acesso mais amplo, resolutividade no cuidado e conforto aos usuários do sistema público de saúde.