Novo equipamento aprimora tratamento respiratório na Santa Casa de Piracicaba
Cânula Nasal de Alto Fluxo oferece suporte respiratório para diferentes faixas etárias
O fisioterapeuta Guilherme dos Santos durante simulação do novo equipamento
A Santa Casa de Piracicaba adquiriu uma nova Cânula Nasal de Alto Fluxo (CNAF), um moderno equipamento de suporte respiratório não invasivo indicado principalmente para pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica — condição em que os pulmões apresentam dificuldade em oxigenar o sangue adequadamente.
A CNAF é destinada a pacientes que respiram espontaneamente, mas necessitam de maiores taxas de oxigênio e fluxo. O equipamento oferece suporte em casos de insuficiência respiratória, contribuindo para prevenir a necessidade de ventilação mecânica invasiva. Entre seus benefícios estão a melhora da oxigenação, a redução da frequência respiratória e da sensação de falta de ar, além de proporcionar maior conforto e favorecer uma recuperação mais rápida.
“O equipamento permite ajustar com precisão a fração inspirada de oxigênio, podendo chegar a 100%, quando necessário”, explica o coordenador do Departamento de Fisioterapia do Hospital, Guilherme Rodrigues dos Santos. “Além disso, o conforto do paciente é garantido, pois o gás é umidificado e aquecido a aproximadamente 37°C”, complementa.
A terapia com CNAF pode ser aplicada em pacientes adultos, pediátricos e neonatais, com ajustes personalizados de acordo com a faixa etária e as necessidades clínicas de cada paciente.



