Novo exame para CNH permite o carro “morrer” e extingue prova da baliza
Novas regras facilitam o exame prático da CNH

O Detran-SP anunciou novas regras na segunda-feira (26) para facilitar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A Resolução do Contran nº 789/2020 permite que os Detrans de cada estado definam suas próprias regras no exame prático para tirar carteira de motorista.
As principais mudanças são a retirada definitiva da etapa de baliza e a possibilidade de realização da prova em veículos com câmbio automático.
Os candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame prático em carros automáticos. A medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo no Brasil, mas ainda respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames.
A principal alteração no percurso é a retirada definitiva da etapa de baliza. Com isso, o exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação. O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de “parada” em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de Trânsito.
Ainda é exigido que o motorista precise saber estacionar, mas o maior foco de atenção do exame está em outros pontos.
Estacionamento em via pública: o candidato deverá realizar o estacionamento lateral simples em guias convencionais, avaliando a aproximação do meio-fio, mas sem a necessidade de parar entre dois carros. Os balizadores de plásticos não serão mais utilizados.
Margem de erro ampliada: Diminui o rigor técnico. O limite de pontos perdidos durante o exame sobe de 3 para 10 pontos.
Fim das faltas eliminatórias críticas: Erros que antes causavam a reprovação imediata (como deixar o carro “morrer” ou não atingir a vaga na terceira tentativa) agora apenas descontam pontos na soma total.
Câmbio automático: os Detrans estão autorizados a realizar provas em veículos automáticos.
Mais fácil e mais barato
Os candidatos à CNH irão economizar tempo e dinheiro para tirar carteira em São Paulo, com a validade das novas medidas.
No novo formato, o exame passou a ter 1 hora de duração e a exigir 20 acertos, não mais 21. Outra medida adotada foi a redução do valor cobrado para os exames médico e psicotécnico, qua agora têm o valor de R$ 90 por exame, realizados em clínicas credenciadas. Os valores representam uma queda de 30% e 40%, respectivamente, aos valores antes cobrados.


