Novos aparelhos auditivos estão sendo entregues a pacientes da fila de espera
Investimento de mais de R$ 3 milhões em 800 aparelhos beneficia pacientes que aguardavam há mais de cinco anos
A Secretaria de Saúde de Piracicaba iniciou ontem (1) mais uma etapa da entrega de aparelhos auditivos. Até outubro, 800 aparelhos serão entregues para pacientes da rede municipal, alguns deles após mais de cinco anos de espera. A ação integra o programa da pasta Saúde para zerar filas em consultas, exames e procedimentos.
O investimento supera os R$ 3 milhões. Todo o processo até a entrega do aparelho começa na Atenção Básica: o paciente passa por consulta com clínico geral, encaminhamento ao otorrinolaringologista e exame de audiometria, que confirma a necessidade do dispositivo.
A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, explica que a fila somava, em fevereiro, 1.076 pessoas, muitas desde 2019. “A entrega começou pelos casos mais graves e prioritários e segue de forma gradativa”, afirmou.
ATENDIMENTO ESPECIALIZADO - As entregas são feitas pelo setor de Fonoaudiologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, no Centro. Para viabilizar as entregas até outubro, a Secretaria de Saúde realizou mutirões de exames de audiometria desde março.
“O aparelho auditivo melhora a qualidade de vida e a interação social. Permite que a pessoa participe de atividades em grupo, use o telefone, assista televisão. Nosso compromisso é zerar a fila e garantir que ela não volte a existir”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco.
EMOÇÃO E MUDANÇA DE VIDA - O aposentado Braz Jordão, 77 anos, recebeu aparelhos para os dois ouvidos após um ano e meio de espera. “Agora vou conseguir ouvir melhor, as pessoas não vão precisar repetir mais”, disse emocionado. Sua esposa Raquel comemorou: “Chamava e ele não escutava. Agora a nossa comunicação vai ficar melhor.”
Raquel também incentivou outros pacientes: “Quem tem dificuldade de ouvir deve procurar a unidade de saúde e seguir o processo. Hoje saímos daqui com meu marido ouvindo melhor.”
A fonoaudióloga da rede municipal Laura Meneghelli reforça os ganhos proporcionados pela iniciativa. “O paciente volta a ouvir a campainha, o netinho, a esposa. Isso impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde integral.”
Um convênio do município com o Ministério da Saúde e regulação do Governo do Estado atendia apenas dez pacientes por mês em Piracicaba. “Agora vivemos um momento muito bom, porque além de atender a demanda reprimida, o município está garantindo que a fila não volte a existir”, complementa a fonoaudióloga.