O Espaço Cultural Bloco da Ema abre exposição "A Alegria como Resistência", de Arlete Britto
A exposição reúne 16 fotografias que capturam, com sensibilidade e força, cenas marcantes do carnaval do Bloco da Ema, tradicional manifestação popular de Piracicaba
Como parte da programação do mês “Cultura Popular Viva!!”, o Espaço Cultural Bloco da Ema tem a honra de receber a exposição de fotografias "A Alegria como Resistência", da fotógrafa Arlete Britto.
A abertura acontece no dia 16 de agosto (sábado), às 17 horas, com visitação até o dia 22 de agosto, das 9h às 11 horas e das 14h às 16 horas
A exposição reúne 16 fotografias que capturam, com sensibilidade e força, cenas marcantes do carnaval do Bloco da Ema, tradicional manifestação popular de Piracicaba. As imagens retratam os momentos de celebração, os rostos dos foliões assíduos, personagens da cultura local e integrantes de diversos grupos culturais atuantes na cidade. Com seu olhar poético, Arlete Britto evidencia nas fotografias a alegria como um gesto político e comunitário de resistência, pertencimento e afirmação da identidade popular.
O Bloco da Ema, fundado em 2005, surgiu do desejo coletivo de celebrar a cultura nordestina e afro-brasileira através da música, da dança e das artes visuais. Com suas eminhas, bonecos gigantes, estandartes, percussão vibrante e espírito comunitário, o bloco se consolidou como uma das mais importantes expressões do carnaval de rua de Piracicaba. Além de sua atuação nos dias de folia, o bloco mantém ações culturais durante todo o ano, fortalecendo o território criativo e promovendo encontros entre gerações.
“A Alegria como Resistência” é um convite à memória e à emoção. Mais do que registros fotográficos, as obras são testemunhos vivos da potência da cultura popular em transformar espaços e criar afetos. A mostra é uma celebração da luta e da beleza que habitam o coletivo que é o Bloco da Ema.
Visitação: de 16 a 22 de agosto de 2025
Local: Espaço Cultural Bloco da Ema, Rua Moraes Barros, n° 176 Centro Piracicaba SP
Abertura: Sábado, 16/08, às 17h
Entrada gratuita
Realização: Espaço Cultural Bloco da Ema
Apoio: Ema Produções Artísticas