O foco é a solução do problema
Mostrar tal desempenho e garantir sua eficácia é o que vai diferenciá-los e projetá-los no mercado.
Por Alessandro Natal
O erro de foco na hora de divulgar produtos e serviços costuma ser uma constante. As pessoas enfatizam muito o produto em si e não os benefícios para atender as necessidades dos consumidores. Nas contratações de serviços é assim também, foca-se o serviço e não os problemas que ele vai resolver.
O consumidor, por sua vez, tem problemas que precisam ser superados e procura formas práticas e objetivas de resolvê-los. Vai ao mercado em busca de alternativas. As alternativas são várias e comparáveis, a ponto de se anularem. Qual seria a melhor? Aquela que melhor resolver o problema.
Parece uma obviedade, mas apresentar a eficiência do produto e serviço na solução dos problemas que motivaram sua existência é o centro da questão. Mostrar tal desempenho e garantir sua eficácia é o que vai diferenciá-los e projetá-los no mercado.
Inclusive, isso facilita ao vendedor/prestador focar melhor nos seus propósitos e no aprimoramento da sua atividade, ao invés de ficar se comparando com a concorrência. A eficiência não se mede com preço e aparência, mas com a segurança do resultado proposto. Evidente que há pouco espaço para exploração em um território de alta competitividade, mas não falta espaço para soluções qualificadas.
Quanto mais consciente de sua função e mais próximo do resultado proposto, mais os produtos e serviços ganham território junto a um público em busca de soluções e aberturas para novas etapas em seus negócios. É um ganha-ganha para a economia e para o setor em que cada um atua.