O que aconteceu na semana
Resumo da semana de 09 a 13/02/2026: destaques de Piracicaba, Brasil e Mundo
Piracicaba
• Chuvas intensas elevam o nível do rio Piracicaba e inundam Rua do Porto, av. Beira Rio, av. Jaime Pereira e proximidades; ruas são interditadas, Parque da Rua do Porto e Museu da Água são fechados; última inundação tinha acontecido em 2011.

Brasil
• Boletim Focus, do Banco Central, reduz para 3,97% a previsão de inflação para 2026; o boletim pesquisa e divulga as estimativas do mercado, que baixa os números da inflação pela 5.a semana consecutiva; a mesma edição do boletim prevê 1,8% para o PIB em 2026; mercado prevê crescimento do PIB apenas a partir de 2028.
• Investigado pela Polícia Federal no caso do Banco Master, suspeito atira R$ 429 mil pela janela do baneiro de um apartamento em Balneário Camboriú, SC. No local, também foram apreendidos dois veículos de luxo e dois smartphones.

• Único destaque esperado para o cada vez mais apagado e morno Carnaval brasileiro em 2026 é o escândalo do samba-enredo homenageando o presidente Lula: TSE nega pedido de liminar para barrar samba-enredo da Escola de Samba Acadêmicos de Niteroi, em homenagem a Lula; Ministros disseram que liminar configuraria censura prévia, mas não descartaram analisar eventuais abusos que venham ocorrer no domingo (15); desfile na Marques de Sapucaí, no Rio de Janeiro, é financiado com recursos da Embratur, que repassa 1 milhão de reais para cada escola de samba do grupo Especial.

• Polícia Federal pede suspeição ao presidente do STF, Edson Fachin, para o ministro Dias Toffoli, na relatoria do processo contra o Banco Master; Toffoli responde dizendo que era sócio da empresa que vendeu participação no resort Tayayá para o cunhado de Daniel Vorcaro, dono Master; ministros fazem acordo, no qual Toffoli “pede para sair” e é substituído pelo ministro André Mendonça.
• Daniel Vorcaro citou serviço de ex-esposa de Toffoli a Master e pagamento de R$ 20 milhões a resort, segundo informações do relatório da Polícia Federal, divulgados pelo jornal “O Estado de São Paulo” ontem (13).
Mundo
• Argentina: Câmara aprova projeto que reduz idade mínima de punição para 14 anos; Senado argentino aprovou na madrugada desta quinta-feira, 12, reforma trabalhista proposta pelo governo do presidente Javier Milei. A reforma propõe modernizar as relações de trabalho e reduzir o poder dos sindicatos e os custos trabalhistas.

• Ataque a tiros deixa 9 mortos e 25 feridos em escola e residência na cidade de Tumbler Ridge, na Columbia Britânica, no Canadá (10)
• Ataque a tiros na Universidade da Carolina do Sul, em Orangeburg, EUA, deixa dois mortos e um ferido.
• Adolescente toma arma de policial, ataca estudantes e mata diretor na Tailândia.
• Crise energética se agrava em Cuba; México envia 2 navios com mais de 800 toneladas de ajuda humanitária; Lula estuda enviar ajuda ao país do Caribe.
• Juan Pablo Guanipa, opositor ao governo venezuelano, sai de prisão e passa a cumprir pena em regime domiciliar; primeiro protesto da oposição desde a queda de Maduro reúne milhares de manifestantes na Venezuela; parlamento da Venezuela adia aprovação da lei de anistia; proposta é histórica no país

• O socialista Antonio Seguro é eleito presidente de Portugal; a coalização da conservadora Sanae Takaichi, primeira-ministra do Japão, obtém maioria esmagadora de cadeiras em eleição para o parlamento.
• Tribunal do Irã condena Narges Mohammadi, Prêmio Nobel da Paz 2023 , a mais 7 anos de prisão. Mohammadi tem 53 anos, e recebe sua oitava pena, desde sua detenção, em 2021. Ela é ativista de direitos humanos e está com grave estado de saúde no momento.

• Secretário de gabinete do Reino Unido renuncia e intensifica crise para o primeiro-ministro Keir Starmer após caso Epstein. É o terceiro assessor de Starmer que renuncia após a revelação das ligações de Epstein com Peter Mandelson, nomeado embaixador em Washington pelo premiê britânico.
• Estados Unidos autorizam retomada das operações de cinco grandes petrolíferas na Venezuela; EUA preparam-se para enviar segundo porta-aviões ao Irã; presidente Trump recebe o primeiro-m ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que pede mais pressão sobre o Irã.
• Instituto Gallup deixará de acompanhar os índices de aprovação presidencial nos EUA; Pesquisa mensal tem sido usada para medir o desempenho presidencial há quase noventa anos.
• A administração Trump anunciou nesta quinta-feira, 12, que encerrará o envio de agentes do Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) para Minnesota, encerrando uma operação agressiva que já durava mais de dois meses, apesar da forte oposição de moradores e autoridades locais.
• Influenciadora de gastronomia Emma Amit morre após comer caranguejos-do-diabo, um animal venenoso, nas Filipinas.






