Observatório Social de Piracicaba é atualizado com novas ferramentas para consulta
Novas funcionalidades incluem mapa com abrangência dos CRAS e ferramenta de busca por endereço, facilitando o acesso à rede socioassistencial
O Observatório Social de Piracicaba, plataforma desenvolvida pela Coordenadoria da Vigilância Socioassistencial, da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, em parceria com o Centro de Informática da Prefeitura, foi atualizado com duas novas funcionalidades que facilitam o acesso da população aos serviços da rede socioassistencial.
A plataforma pode ser acessada pelo link: https://observatoriosocial.piracicaba.sp.gov.br
Agora, os usuários podem consultar um mapa com a área de abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e utilizar um sistema de busca por endereço, que localiza com precisão os equipamentos disponíveis em cada região da cidade.
O mapa interativo permite visualizar a redivisão territorial, oferecendo maior clareza sobre as áreas de atendimento urbano e rural, além de servir como base para futuras expansões da rede socioassistencial. Já a ferramenta de busca por endereço agiliza a localização de unidades como CRAS, CREAS, Centros-Dia e demais serviços, bastando habilitar a camada correspondente aos equipamentos da rede.
Além das novas funcionalidades, o Observatório Social reúne diagnósticos, relatórios e pesquisas em uma interface acessível e inclusiva, e possui integração com o VLibras, garantindo navegação sem barreiras para pessoas com deficiência visual ou auditiva.
A plataforma utiliza a tecnologia Business Intelligence (BI) para apresentar painéis interativos desenvolvidos pela Vigilância Socioassistencial, e organiza grandes volumes de dados em gráficos, mapas e indicadores exploráveis em tempo real, com filtros personalizados e comparações entre territórios e períodos.
O Observatório também disponibiliza boletins e estudos sobre diferentes públicos e temas, como Cadastro Único, população idosa, situação das mulheres, migração, Censo POP RUA, Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), perfil dos trabalhadores do SUAS e diagnóstico socioterritorial de Piracicaba.
“Mais do que uma base de dados, o Observatório Social de Piracicaba é um instrumento de participação cidadã. Ao transformar informações em conhecimento prático, a plataforma reforça o compromisso da cidade com a transparência, a inclusão e o fortalecimento das políticas sociais,” destacou a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Família, Fernanda Varandas.