Oferta de 712 vagas remanescentes possibilita a formados em cursos superiores entrar na USP
Graduados, licenciados e outros formados podem concorrer; há oportunidades em quase todos os campi da Universidade
A USP oferece 712 vagas para quem já possui diploma no ensino superior de outra modalidade, para cursar nova licenciatura ou graduação. O portador de diploma pode concorrer a uma das vagas, em cursos dos campi da USP presentes em cidades de todo o estado de SP.
Em 2026, há oportunidades em cursos de várias áreas de conhecimento em quase todos os campi da USP. Apenas o campus de Bauru não possui vagas.
As unidades têm autonomia para definir quais vagas serão destinadas ao processo, as graduações aceitas para a vaga disponibilizada, as normas do processo seletivo e o cronograma. Os editais podem ser consultados nas páginas das respectivas unidades.
Clique aqui para acessar a lista dos cursos com vagas disponíveis para portadores de diplomas.
Acesse https://www5.usp.br/ensino/graduacao/ para acessar as unidades, clicando no nome do curso desejado.
As matrículas acontecem nos dias 26 e 27 de janeiro.
Maior oferta nas licenciaturas
As vagas disponibilizadas são remanescentes do processo seletivo de 2025, que não foram preenchidas após os processos de transferência interna e transferência externa, somadas às vagas de alunos que ingressaram e em seguida abandonaram o curso.
A Pró-Reitoria de Graduação da USP, em nota divulgada à imprensa, informa que há queda crescente na procura por cursos de licenciatura, portanto, a maioria das vagas remanescentes oferecidas no momento referem-se a esta modalidade. Segundo o órgão, existe expectativa de que, no Brasil, faltem professores de algumas áreas nos próximos anos.
Por isso, continua a nota, a Pró-Reitoria foca desde 2024, na oferta des vagas remanescentes dos cursos de licenciaturas, visando que bachareis as preencham. O compromisso histórico da USP em formar professores com qualidade mantém-se com esta ação. A Pró-Reitoria também têm procurado tornar as oportunidades de formação mais atraentes, aumentando o número de bolsas para estudantes, em programas como o Pibid, Proiad e Seduc. Vários cursos da universidade, por iniciativa própria, motivados pela ação da pró-reitoria, também passaram a disponibilizar vagas remanescentes para diplomados, incluindo a modalidade do bacharelado.



