Viletim

Viletim

Orquestra Sinfônica de Piracicaba leva o cinema para o palco

O objetivo do programa é diversificar o repertório da orquestra e, ao mesmo tempo, transportar o público para o universo do cinema

Avatar de Viletim
Viletim
nov 26, 2024
∙ Pago

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) apresenta o espetáculo “Cinema em Concerto”, neste sábado (30), no Teatro Municipal Erotídes de Campos. O ensaio geral será às 16 horas e o concerto, às 19 horas, sob regência do maestro emérito Jamil Maluf. Em destaque no programa estão as trilhas sonoras dos filmes “Guerra nas Estrelas”, “2001 - Uma Odisseia no Espaço”, “O Poderoso Chefão 3” e “O Tempo e o Vento”. As sessões têm entrada gratuita. Os ingressos podem ser obtidos no site www.megabilheteria.com ou na bilheteria do teatro.

Conforme o maestro Jamil Maluf, o objetivo do programa é diversificar o repertório da orquestra e, ao mesmo tempo, transportar o público para o universo do cinema. “A nossa intenção é proporcionar diferentes vivências para os músicos e para o público, por isso, escolhemos músicas-temas de filmes expressivos do cinema mundial”, destaca o maestro. Nos anos 1980, ele foi um dos precursores no Brasil a trabalhar com a mescla música clássica e trilhas sonoras, ao promover concertos de grande sucesso com a Orquestra Experimental de Repertório, na capital paulista.

Dentre as peças escolhidas, está a “Suíte Sinfônica de Guerra nas Estrelas”, do filme “Star Wars”, de George Lucas, que rendeu ao compositor norte-americano John Williams o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original, em 1978. A obra possui cinco movimentos: o Tema Principal, o Tema da Princesa Leia, A Marcha Imperial (conhecida como tema de Darth Vader), o Tema do Yoda e Sala do Trono.

A OSP apresenta ainda “No Belo Danúbio Azul”, que integra a trilha sonora do filme de ficção científica “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, lançado em 1968, sob direção de Stanley Kubrick, um dos maiores diretores do mundo. A peça de Johann Strauss Jr. é uma espécie de hino não oficial da Áustria e frequentemente usada como valsa vienense no concerto de Ano Novo. Sua estreia ocorreu em Viena, em 15 de fevereiro de 1867.

Avatar de User

Continue lendo este post gratuitamente, cortesia de Viletim.

Ou adquirir uma assinatura paga.
© 2025 Viletim · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura