Orquestra Sinfônica de Piracicaba lança álbum que celebra o legado de Ernst Mahle
Material estará nas principais plataformas de streaming e também terá cópias físicas
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) lança, no dia 18 de dezembro, o álbum “Ernst Mahle – Obras Sinfônicas”, uma homenagem ao compositor teuto-brasileiro que marcou a história musical da cidade e do país. O material será disponibilizado nas principais plataformas de streaming e também terá cópias físicas que estarão à venda no Teatro Municipal Dr. Losso Netto nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, durante os concertos que encerram a temporada de 2025 da OSP.
A OSP é a primeira orquestra a realizar gravações profissionais de obras de Mahle. Ao longo dos últimos anos, a Orquestra se consolidou como referência na interpretação do repertório do maestro.
Com participação do percussionista Rafael Peregrino como solista no “Concerto para Marimba e Orquestra”, as gravações aconteceram em agosto deste ano, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em Piracicaba. A regência é do maestro titular e diretor artístico da OSP, Knut Andreas.
O repertório reúne ainda outras composições importantes de Mahle: a abertura da ópera “O Garatuja”, a “Sinfonia Nordestina” e a “Suíte para Conjunto de Metais”.
“Mahle colaborou profundamente para que Piracicaba se tornasse referência na música erudita. Os músicos por ele formados construíram carreiras sólidas no Brasil e no exterior. Seu legado vai muito além da criação musical. Trata-se de uma das figuras mais emblemáticas ligadas à pedagogia musical no Brasil e um dos mais importantes compositores do país nos séculos XX e XXI”, diz o maestro Knut Andreas.
Ernst Mahle
Nascido em Stuttgart, na Alemanha, em 1929, Mahle emigrou com a família para o Brasil em 1951. Em 1953, foi um dos fundadores da Escola de Música de Piracicaba (Empem), onde exerceu, durante décadas, funções de diretor artístico, professor e maestro. Naturalizou-se brasileiro em 1962. Entre suas composições, figuram obras para todos os instrumentos de orquestra; música de câmera para as mais variadas combinações; concertinos e concertos; obras para canto, coro, orquestras de câmara e sinfônica, ballet e quatro óperas. Faleceu em maio de 2025, aos 96 anos.
Gravação
A gravação do CD foi realizada por Ulrich Schneider, um dos maiores engenheiros de som e produtores musicais, que regularmente grava discos da Osesp e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Schneider também foi o responsável pela captação da primeira obra da OSP, em 2024: “Concerto Místico para Cello e Orquestra”, composição de Alexandre Guerra executada por André Micheletti (diretor artístico associado da OSP), que recebeu em 2025 a indicação ao 32º Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, na categoria “Lançamento em música erudita”.
Encerramento da Temporada 2025
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba e a Cedan apresentam, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, o balé “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovsky. Os concertos, que encerram a temporada 2025 da OSP, têm a regência do diretor artístico e regente titular da OSP, o maestro Knut Andreas, e a remontagem é assinada pela maître de ballet Camilla Pupa, diretora da Cedan.
Os ingressos colocados à venda pela internet estão esgotados. Mas nos dias 19 e 20 haverá distribuição gratuita de 140 ingressos por sessão (para pessoas de baixa renda, estudantes e idosos), uma hora antes, conforme disponibilidade. A apresentação de sábado contará com intérprete de Libras. Ampliando ainda mais a acessibilidade dos concertos, a OSP disponibilizará na entrada programas confeccionados em braile.
A gravação e o lançamento do álbum “Ernst Mahle – Obras Sinfônicas” são realizados com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Já a temporada 2025 da OSP é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e pela Prefeitura do Município de Piracicaba, via Secretaria Municipal de Cultura. Os patrocínios são da Caterpillar (Safira); Hyundai e Drogal (Rubi); Phinia (Turquesa); Savegnago e Glovis (Topázio); e Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower (Jade). Há ainda o apoio da Marrucci e Café Morro Grande, parceria com a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e o apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba, rádio Jovem Pan FM e rádio Educativa FM.
SERVIÇO
Mais informações sobre a Orquestra Sinfônica de Piracicaba podem ser obtidas nas redes sociais Instagram e Facebook: @sinfonicapiracicaba



