Orquestra Sinfônica de Piracicaba realiza apresentação do projeto Sinfonia Reciclada
Além da construção dos instrumentos, os alunos aprenderam a tocar diversas músicas e ritmos brasileiros, incluindo Samba, Baião, Maracatu, Frevo, Xote, entre outros
Acontece nesta quinta-feira, 18, às 19 horas, no hall do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, a apresentação do projeto “Sinfonia Reciclada - Oficina de instrumentos recicláveis”, realizado pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O projeto “Sinfonia Reciclada - Oficina de instrumentos recicláveis”, une educação musical, sustentabilidade e cultura brasileira. Foi realizado em escolas municipais e consistiu em 24 oficinas, cada uma com 2 horas de duração, destinadas a até 30 alunos por turma, com idades entre 7 e 11 anos. A apresentação é o resultado do projeto em 2025.
Foram três oficinas por semana, ao longo de 10 meses, durante as quais os participantes tiveram a oportunidade de confeccionar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais reciclados, como garrafas PET, embalagens plásticas, tampinhas de garrafa e palitos de madeira. Essa abordagem prática visa demonstrar a importância da reutilização de materiais e estimular a criatividade.
Além da construção dos instrumentos, os alunos aprenderam a tocar diversas músicas e ritmos brasileiros, incluindo Samba, Baião, Maracatu, Frevo, Xote, entre outros. O principal objetivo é educar e divertir, ensinando música de forma lúdica, com afeto e alegria. A aprendizagem por meio da diversão fixa informações importantes na memória emocional, servindo como um reforço valioso para a educação geral.
A apresentação do “Sinfonia Reciclada” antecede o primeiro espetáculo da OSP com a Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), “O Lago dos Cisnes”, da série que encerra a temporada 2025 da orquestra, nos dias 19 e 20. Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @sinfonicapiracicaba
A Temporada 2025 da OSP é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Ministério da Cultura e do Governo Federal, e pela Prefeitura do Município de Piracicaba, via Secretaria Municipal de Cultura. Os patrocínios são da Caterpillar (Safira); Hyundai e Drogal (Rubi); Phinia (Turquesa); Savegnago e Glovis (Topázio); e Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower (Jade). Há ainda o apoio da Marrucci e Café Morro Grande, parceria com a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e o apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba, rádio Jovem Pan FM e rádio Educativa FM.



