Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
OSP apresenta concertos com obras de Strauss, Grieg e Beethoven no Losso Netto

OSP apresenta concertos com obras de Strauss, Grieg e Beethoven no Losso Netto

Sob regência do maestro convidado Paulo de Paula, Orquestra Sinfônica de Piracicaba sobe ao palco nos dias 27 e 28

Avatar de Viletim
Viletim
jun 24, 2025
∙ Pago

Share this post

Viletim
Viletim
OSP apresenta concertos com obras de Strauss, Grieg e Beethoven no Losso Netto
1
Compartilhar
Maestro Paulo de Paula rege a OSP (Foto: Divulgação)

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP)OSP apresenta concertos com obras de Strauss, Grieg e Beethoven nos dias 27 e 28 de junho, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, sob a regência do maestro convidado Paulo de Paula.

A primeira peça do programa é do compositor Johann Strauss II: “Kaiserwalzer”, composta em 1889 para simbolizar a amizade entre os impérios austro-húngaro e alemão. A obra é reconhecida por sua introdução solene e interligação de valsas.

Na sequência, a OSP interpreta as “Danças Norueguesas”, de Edvard Grieg. Escrita originalmente para piano a quatro mãos em 1881 e posteriormente orquestrada, a suíte é baseada em melodias folclóricas da Noruega e reflete a essência do nacionalismo romântico, com ritmos vivos e danças típicas do país escandinavo.

Encerrando o programa, a “Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op. 36”, de Ludwig van Beethoven, composta em um período difícil da vida do compositor, marcado pelo avanço de sua surdez. A obra traz elementos inovadores, que rompem com o classicismo e anunciam o romantismo.

O maestro convidado Paulo de Paula é fundador e regente da Sinfônica de Indaiatuba, além de idealizador da Orquestra Jovem e da Escola de Música da mesma cidade. Com doutorado em música pela Unicamp, já regeu orquestras na Europa, América Latina e Estados Unidos. Em sua trajetória, destaca-se pela dedicação ao repertório orquestral brasileiro, incluindo os álbuns “Paisagens Caipiras” (2024) e “Música Interior” (2025).

Para o maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP, o programa destaca a diversidade e a riqueza do repertório sinfônico. “Temos uma combinação equilibrada de estilos e épocas. O romantismo de Grieg, a elegância de Strauss e a força criativa de Beethoven compõem um repertório que exige sensibilidade e domínio técnico. É uma alegria receber o maestro Paulo de Paula, cuja experiência e dedicação à música orquestral enriquecem nossa temporada comemorativa”, afirma.

Os ingressos estarão disponíveis a partir de 20 de junho, no site megabilheteria.com, com valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e portadores da Identidade Jovem). O teatro aceita Vale Cultura como forma de pagamento. Haverá também distribuição gratuita de 140 ingressos, uma hora antes de cada apresentação, na bilheteria, destinada a pessoas de baixa renda, estudantes e ao público em geral, conforme a disponibilidade remanescente. Os concertos contarão com recurso de audiodescrição (na sexta) e intérprete de Libras (no sábado).

A Temporada 2025 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba conta com patrocínio rubi da Hyundai e Drogal, patrocínio turquesa da Phinia, patrocínio topázio do Savegnago e patrocínio jade da Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. São parceiros a Secretaria de Cultura, da Prefeitura de Piracicaba, e a Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle, com apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba, Jovem Pan FM e Educativa FM.

OSP no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (Foto: Divulgação)

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar