OSP apresenta estreia mundial de concerto inspirado Oscar Wilde
Apresentações acontecem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto nos dias 17 e 18 de outubro; programa será iniciado com sinfonia de Haydn
Alexandre Guerra realiza criações musicais para filmes e obras autorais destinadas a salas de concerto. Formado em composição de cinema pela Berklee College of Music
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) apresenta nos dias 17 e 18 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, a estreia mundial de “Impressões sobre Dorian Gray - Concerto para Piano e Orquestra”, de autoria de Alexandre Guerra.
O programa, que será iniciado com a “Sinfonia No. 104 ‘London’ em ré maior”, de Joseph Haydn (1732-1809), terá a regência do maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP, com o internacionalmente renomado pianista Fabio Martino como solista.
“Impressões sobre Dorian Gray - Concerto para Piano e Orquestra” é inspirado na obra do escritor e dramaturgo irlandês Oscar Wilde, “Retrato de Dorian Gray”, publicada inicialmente em 1890 com uma história periódica em uma revista e editado no ano seguinte como romance – o único romance de Wilde.
Os ares do fim do século XIX e Londres, onde a narrativa se passa, exercem influência sobre a peça que, em três movimentos, discorre sobre os conflitos vivenciados na trama pelo personagem que, por um feitiço, realiza seu desejo de se manter jovem, enquanto sua imagem retratada num quadro envelhece.
Maestro Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP
Compositor paulistano nascido em 1971, Alexandre Guerra realiza criações musicais para filmes e obras autorais destinadas a salas de concerto. Formado em composição de cinema pela Berklee College of Music, é membro da Sociétaires Professionnels (Sacem - France) e WSA (World Soundtrack Academy). Sua música vem sendo executada regularmente por orquestras no Brasil e na Europa.
Em 2023, a OSP fez a estreia mundial de outra de suas obras, o “Concerto Místico para Cello e Orquestra”. O álbum que contém a obra foi finalista do Prêmio da Música Brasileira de 2025.
Apresentação terá o pianista Fabio Martino como solista
Sinfonia No. 104 ‘London’
Composta em 1795, a “Sinfonia No. 104 ‘London’ em ré maior”, foi a última do austríaco Joseph Haydn (1732-1809). O compositor manteve-se na capital inglesa por dois períodos, onde escreveu diferentes obras e regeu concertos.
Na primeira passagem, entre janeiro de 1791 e julho de 1792, foram compostas a ópera Orfeu e Eurídice e as seis primeiras “Sinfonias de Londres” (nºs 93 a 98). Já na segunda estadia, entre fevereiro de 1794 e agosto de 1795, foram escritas as demais sinfonias londrinas (nºs 99 a 104), suas últimas composições do gênero.
A Temporada 2025 da OSP é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e pela Prefeitura do Município de Piracicaba, via Secretaria Municipal de Cultura. Os patrocínios são da Caterpillar (Safira); Hyundai e Drogal (Rubi); Phinia (Turquesa); Savegnago e Glovis (Topázio); e Padaria do Vovô, Monte Sul, Hotel Nacional Inn e Hotel Cassino Tower (Jade).
Há ainda o apoio da Marrucci e Café Morro Grande, parceria com a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) e o apoio de mídia da Gazeta de Piracicaba, rádio Jovem Pan FM e rádio Educativa FM.
Ingressos e acessibilidade
Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e estão disponíveis pelo site megabilheria.com. Haverá distribuição gratuita de 140 ingressos por sessão (para pessoas de baixa renda, estudantes e idosos), uma hora antes, conforme disponibilidade.
A apresentação de sábado contará com intérprete de Libras. Ampliando ainda mais a acessibilidade dos concertos, a OSP disponibilizará na entrada programas confeccionados em braile.
Concerto para todas as idades
Ainda no dia 18 de outubro (sábado), às 16h, a OSP apresenta, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, o “Concerto para todas as idades”. A entrada nesse caso é gratuita e os ingressos estão disponíveis para retirada pelo site Mega Bilheteria (megabilheteria.com) até se esgotarem.
O concerto traz à tona a versatilidade de uma orquestra sinfônica e apresenta trechos de músicas conhecidas do universo infantil, de forma a gerar proximidade com o público. O espetáculo une música e teatro no palco, que reunirá diferentes instrumentistas. O violinista Luís Fernando Fischer Dutra é o intérprete do maestro e o ator Washington Poppi dá vida ao palhaço Zé da Batuta, numa narrativa lúdica e bem-humorada, que apresenta a pessoas de todas as idades os instrumentos da orquestra e suas famílias.