OSP recebe maestro da Sinfônica de Belém e toca Tchaikovsky
Entre os destaques do programa está a “Sinfonia nº 5 em mi menor, op. 64”, uma das peças mais conhecidas do compositor russo
A Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) terá como convidado na regência o maestro Miguel Campos Neto, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, de Belém. As apresentações acontecem no dia 28, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, às 16h (ensaio geral) e 19h (concerto), com entrada gratuita. Entre os destaques do programa está a “Sinfonia nº 5 em mi menor, op. 64”, uma das peças mais conhecidas do compositor russo Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
Dividida em quatro movimentos e com 52 minutos de duração, a Sinfonia nº 5 foi composta entre maio e agosto de 1888, durante um período de turbulência pessoal para o compositor. A obra explora os temas de destino, luta e triunfo, porém, o primeiro tema percorre todos os movimentos e, em tom de uma marcha triunfante, também encerra a sinfonia.
Tchaikovsky a estreou – sendo inclusive o regente da obra – no dia 17 de novembro de 1888, em São Petersburgo, quando os críticos da época assim a recepcionaram: “se a quinta sinfonia de Beethoven é o Destino que bate à porta, a quinta de Tchaikovsky é o Destino que tenta sair”.
“A Sinfonia nº 5 é a mais viçosa e alegre das 6 sinfonias que Tchaikovsky escreveu ao longo da sua vida”, explica Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP, que aponta “o lindo solo da primeira trompa no segundo movimento” dessa sinfonia.
Também entre os destaques do programa está o poema sinfônico “Mélusine – L'image Mystique”, da compositora Albena Petrovic-Vratchanska, luxemburguesa de origem búlgara que criou mais de 600 obras em diferentes gêneros musicais e tornou-se reconhecida na Alemanha, Itália, França, Bélgica, Eslováquia, Sérvia, Áustria, Croácia e EUA.
Mélusine (ou Melusina) é o nome de uma personagem das lendas da França medieval, um espírito feminino das águas doces em rios e fontes sagradas. Por ocasião do lançamento da obra, em 2017, na Áustria, a compositora de 58 anos assim a descreveu: “a ideia é de uma mulher furiosa que quer punir o homem que quebrou as regras”.
INGRESSOS - Os ingressos para a Temporada 2024 da OSP são gratuitos e estarão disponíveis às 10h de sexta-feira (27), no site megabilheteria.com, limitados a dois por CPF cadastrado. No dia do espetáculo, a OSP disponibiliza 50 ingressos por sessão, 30 minutos antes, na bilheteria do Teatro do Engenho.
A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). São patrocinadoras prata a Drogal, Hyundai e Phinia, além do apoio da Caterpillar, Café Morro Grande e Secretaria Municipal de Educação. São parceiros a Empem, Ibis Styles Piracicaba, Jornal de Piracicaba, Rádio Jovem Pan, Rádio Educativa FM, MegaBilheteria, Monte Sul e Padaria do Vovô.
O REGENTE - Miguel Campos Neto é mestre em Regência Orquestral pela Mannes School of Music (Nova York). Está em sua 14ª temporada como regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém, de seu Festival de Ópera e da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta. Recentemente nomeado “Regente Laureado” da Chelsea Symphony (Nova York), também atuou como maestro convidado na França, Porto Rico, Hungria, Espanha e Estados Unidos.
No Brasil, já regeu as orquestras sinfônicas de Goiânia, Theatro São Pedro (SP), do Teatro Nacional (Brasília), de Minas Gerais, Amazonas Filarmônica, Experimental de Repertório, Municipal de Campinas, Sinfônica da Unicamp e Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ, entre outras. Convidado frequente da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), regeu o concerto de encerramento de 2023, que uniu a OSB com a OSB Jovem. Como regente de ópera, lançou 6 DVDs e estreou no cenário internacional com Cavalleria Rusticana e Pagliacci, na “Opéra Grand Avignon”, retornando em 2023 à mesma casa de ópera para Il Turco in Italia.
SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (28), às 16h (ensaio geral) e às 19h (concerto), no Teatro Municipal Teatro Erotídes de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Piracicaba). Entrada gratuita. Informações: nas redes sociais facebook.com/sinfonicapiracicaba e instagram.com/sinfonicapiracicaba ou no site oficial osp.art.br.