Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Cerimônia acontece na próxima quarta-feira (30), a partir das 9h, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central
Foto: Guilherme Leite
O Parlamento Metropolitano de Piracicaba (PMP) realiza na quarta-feira (30) cerimônia de posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, às 9 horass, no Teatro Erotídes de Campos, Engenho Central, e contará com a presença de representantes dos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).
O vereador Rodrigo Soares (MDB), da Câmara Municipal de Araras, atualmente em seu segundo mandato, assumirá a presidência.
A primeira vice-presidência ficará a cargo de Jean Ferreira (MDB), vereador em Iracemápolis, que cumpre seu segundo mandato.
Na segunda vice-presidência estará Fernando Piva Ciaramello (PSD), vereador da Câmara Municipal de Charqueada, que exerce seu quinto mandato.
O cargo de terceiro vice-presidente será ocupado por Nivaldo Aparecido Lourenço (Republicanos), vereador da Câmara de Rafard, que está em seu segundo mandato.
A quarta vice-presidência será exercida por Valdeci Reis Pina (PSD), da Câmara Municipal de Ipeúna, que está seu terceiro mandato.
A função de primeira secretária caberá a Cíntia Cristina Grossklauss (MDB), vereadora da Câmara de Leme, que está em seu segundo.
O cargo de segundo secretário será ocupado por Willian José Bento (PL), vereador da Câmara de Santa Gertrudes, atualmente em seu terceiro mandato.
PMP - Formado pelos Poderes Legislativos municipais da RMP, o Parlamento Metropolitano de Piracicaba tem como propósito promover a integração regional, discutir pontos em comum entre as cidades e construir soluções coletivas que atendam às necessidades da população.
A associação, criada em 2 de novembro de 2013 e institucionalizada pela Lei Complementar Estadual nº 1.360, de 24 de agosto de 2021, atua ainda na proposição de leis, no auxílio à elaboração de legislações municipais e na defesa dos interesses comunitários, garantindo a participação ativa da sociedade civil.
O Parlamento Metropolitano de Piracicaba também mantém comissões permanentes, responsáveis por discutir e votar pareceres sobre temáticas atribuídas, realizar reuniões públicas com representantes da sociedade civil organizada e encaminhar pedidos de informação a órgãos públicos estaduais.
As reuniões ordinárias do Parlamento ocorrem mensalmente e têm como objetivo discutir e deliberar sobre pautas de interesse comum entre os municípios, fortalecendo o desenvolvimento regional de forma conjunta e articulada.
A Região Metropolitana de Piracicaba é reconhecida por seu dinamismo econômico, destacando-se nos setores de agronegócio, comércio, serviços, educação e indústria, características que reforçam a importância da atuação integrada entre os legislativos municipais.
Após a posse, será disponibilizado espaço para que a imprensa possa fazer perguntas à nova Mesa Diretora.