Pavimentos de concreto em vias do município passam por correções
Serviços são necessários após fiscalização e resultados de ensaios técnicos identificarem problemas pontuais
“No início do ano, quando a atual gestão assumiu a secretaria, o contrato de pavimento em concreto passou a ser de responsabilidade da Secretaria de Obras. Então, o prefeito Helinho Zanatta nos solicitou que fizéssemos um trabalho de fiscalização no pacote de obras de recape asfáltico e concreto que havia sido executado na gestão anterior. Logo em janeiro começamos essa fiscalização, com a execução de ensaios por amostragem de todo o pavimento, determinando a espessura de pavimento, granulometria, compactação, resistência e teor de materiais aplicados a fim de avaliar a qualidade”, explicou Luciano Celêncio, titular da pasta.
Os testes, então, identificaram problemas pontuais — chamados de patologias — que necessitam ser corrigidos. Por isso, a pasta fez uma varredura em toda a cidade, identificando as vias que necessitam de reparos. A empresa responsável pelas obras já iniciou hoje (18) a recuperação do pavimento em concreto em trechos de vias do município. O primeiro ponto a receber a intervenção é a avenida Fioravante Cenedese, em Artemis.
Ainda segundo Celêncio, esses trabalhos ainda fazem parte da fase de conclusão do contrato, uma vez que a Prefeitura não emitiu o termo de recebimento da obra. Isso significa que o prazo de garantia, que é de no mínimo cinco anos, ainda não começou a contar e todos os reparos não terão custo nenhum aos cofres públicos.
“Embora a execução já estivesse concluída, o termo de recebimento provisório ainda não foi emitido, justamente porque a Prefeitura realizou uma série de ensaios técnicos em todo o pavimento para verificar a qualidade do serviço”, acrescentou o secretário.
A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos seguirá monitorando os serviços por meio de ensaios técnicos e exigência do cumprimento de todas as normas, até que o pavimento atinja a resistência e qualidade necessárias.