Viletim

Viletim

Pesquisa da Acipi mostra consumidores dispostos a valorizar o Dia das Mães

Cerca de 31,66% pretendem gastar entre R$ 100 a R$ 199, sendo que 26% pretendem investir ainda mais

Avatar de Viletim
Viletim
mai 05, 2025
∙ Pago
Compartilhar
Walton Pousa, CEO da empresa Olhar Público

Considerada uma data muito importante para a economia, com potencial de vendas inferior apenas ao Natal, o Dia das Mães traz consigo valores emocionais que justificam seu potencial para levar o consumidor às compras.

Apenas homenagear as mães não seria o suficiente para o movimento intenso que a data provoca, não fosse sua relação com uma gama de sentimentos com forte poder de persuasão, como amor, afeto, carinho, respeito, gratidão etc.

A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) encomendou uma pesquisa, realizada pele empresa Olhar Público, apresentada hoje (5), que reflete o comportamento do consumidor diante dessa data especial.

A constatação é que 65% dos consumidores pretendem presentear suas mães, dos quais, 31,66% pretendem gastar entre R$ 100 a R$ 199, sendo que 26% pretendem investir ainda mais. Os presentes predominantes são cosméticos e perfumes (28%), roupas e acessórios (24%) e flores (16%).

Walton Pousa, CEO da Olhar Público, observou que quase 20% dos consumidores ainda não decidiram o que comprar, o que abre uma margem muito grande para o criatividade dos comerciantes na conquista dos clientes.

Outro dado curioso da pesquisa é a 45,6% dos entrevistados disseram que pretendem fazer suas compras no Centro da cidade, 24,7% preferem o e-commerce, já 18,9% comprarão o presente em lojas de bairro.

“Isso demonstra a importância da loja física, tradicional e a necessidade de os lojistas criarem um ambiente de venda que enriqueça a experiência do consumidor”, observou Pousa.

Rodrigo Santos, vice-presidente da Acipi

Para Rodrigo Santos, vice-presidente da Acipi, enfatiza que a questão no momento não é financeira. “A compra vai acontecer de alguma forma. O grande desafio do comerciante é fazer algo diferente e proporcionar uma nova experiência que cative o potencial cliente.

Quanto à forma de pagar, 64,5% ainda não planejaram como vão fazer, mas esse não será um impedimento para marcar a data de dar uma atenção especial àquela pessoa que representa o mais elevado dos sentimentos.

Coração de Mãe

Durante a apresentação dos dados da pesquisa, a Aipi fez também o lançamento da campanha O Presente que Conecta - Coração de Mãe, para incentivar o consumo mi varejo local. A iniciativa é uma continuidade do conceito desenvolvido no final de 2024, durante o Natal. Desta vez, a Casinha da Mamãe estará ambientada para promover novas experiências pela cidade.

De 8 a 10 de maio a Casinha da Mamãe circulará pelas seis regiões comerciais da cidade , com decoração temática e espaços instagrameáveis. Faz parte da estratégia de sensibilizar o consumidor e dinamizar o comércio.

Programação

Dia 8/5 - (10h30) Av. Raposo Tavares, 2648 (estacionamento da Drogal)

Dia 8/5 - (15h30) Paulista (Bolsão do Estacionamento da Estação da Paulista)

Dia 9/5 - (10h30) Santa Terezinha - Rua Virgílio da Silva Fagundes (em frente à Acipi Regional Santa Terezinha)

Dia 9/5 - (15h30) Vila Rezende - Av. Rui Barbosa (no estacionamento do Disk Farma)

Dia 10/5 - (10h30) Dois Córregos - Av. dois Córregos,, 612 (estacionamento da Drogal)

Dia 10/5 - (15h30) - Centro (Estacionamento do Mercado Municipal)

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura