Viletim

Viletim

Pesquisa sobre HLB e manejo do Greening apresenta solução para o combate à doença

Estudo de aluno da Esalq é reconhecido em congresso na Coréia do Sul

Avatar de Viletim
Viletim
abr 02, 2025
∙ Pago
Camilo Medina, pós-doutorando da Esalq/USP

Estudo realizado por Camilo Lazaro Medina, pós-doutorando do departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura Luiz e Queiroz (Esalq/USP), revela informações importantes para o combate do Greening, doença que tem prejudicado a cultura de citrus no Brasil.

Segundo o pesquisador, que há mais de 13 anos dedica-se ao assunto, aplicações frequentes de formulações específicas agem na reconstituição e funcionalidade do floema das plantas, principal tecido afetado pela infecção da bactéria do HLB ou Greening.

O Greening é considerado uma das piores doenças dos citros. Afeta 44% dos pomares e ameaça a produção do cinturão citrícola do país. Ele tem como agente causal a bactéria Candidatus Liberibacter asiatcus, que não é destrutiva dos tecidos, porém tem forte ação como parasita, vivendo no floema, tecido especializado em transporte de substâncias para os órgãos e frutos em desenvolvimento.

“O floema é rico em nutrientes do qual a bactéria se alimenta, sendo que a planta reage à infecção, o que acaba prejudicando dramaticamente o tecido e, consequentemente, todos os órgãos em desenvolvimento, inclusive os frutos”, explicou o pesquisador.

Medina entende, no entanto, que a planta tem capacidade de renovação de seus tecidos, desde que se mantenha nutrida e haja estímulos específicos, que melhorem sua regeneração.

“Assim, com conhecimento de nutrição mineral e adição de biorreguladores vegetais, é possível manter o pomar produtivo para possibilitar o convívio com a doença”, concluiu em seu estudo.

Para os colaboradores da pesquisa, professor Roberto de Camargo e Castro e João Paulo Marques, o reconhecimento da comunidade científica internacional sobre o tema é um grande avanço para a permanência dos citricultores brasileiros no mercado competitivo da indústria de sucos, onde o Brasil tem ocupado os postos de liderança há anos.

O trabalho de Medina foi classificado em primeiro lugar no Internacional Citrus Congress 2024, realizado em Jeju, na Coreia do Sul, no final do ano passado.

Avatar de User

Continue lendo este post gratuitamente, cortesia de Viletim.

Ou adquirir uma assinatura paga.
© 2026 Viletim · Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece seu SubstackObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura