Viletim

Viletim

Share this post

Viletim
Viletim
Piracicaba participa da Italicittà 2025

Piracicaba participa da Italicittà 2025

Em sua primeira edição, a curadoria da premiação é liderada pelo Senador Fausto Longo e serão julgadas seis categorias

Avatar de Viletim
Viletim
jul 07, 2025
∙ Pago
1

Share this post

Viletim
Viletim
Piracicaba participa da Italicittà 2025
1
Compartilhar
Clarissa Quiararia, secretária de Turismo de Piracicaba, e Juliano Dorizotto, presidente da Società Italiana de Piracicaba

Piracicaba foi inscrita pela Secretaria Municipal de Turismo, com apoio da Società Italiana di Mutuo Soccorso, para participar do Italicittà 2025, evento promovido pelo Circolo Italiano San Paolo, a ser realizado no dia 13 de novembro, quando serão revelados os municípios paulistas que mantêm viva a herança cultural italiana.

De acordo com seus idealizadores, esta é uma forma de celebrar o legado imigrante, incentivando a realização de festas, projetos culturais, atividades educativas, gastronômicas, literárias e de memória. Na ocasião, serão entregues troféus Italicittà para os 3 municípios mais italianos de São Paulo, bem como prêmios para o melhor vídeo de história familiar, melhor apresentação cultural e a melhor redação/ensaio literário sobre o tema.

Em sua primeira edição, a curadoria da premiação é liderada pelo Senador Fausto Longo e serão julgadas seis categorias:

Diretamente pela prefeitura

-Categoria Festa Italiana (participação Cultural da cidade)

-Categoria Foto do Monumento Italiano na cidade ou Manifestação concreta (bandeira, placa comemorativa...)

Diretamente pelos cidadãos

-Categoria Redação

-Categoria Miss Circolo Italiano 2025 e Princesas Italianas

-Categoria Revelação Artística (Uma pintura, uma dança, cantando em italiano...)

-Categoria Vídeo de uma história familiar italiana

O evento será no Salão Nobre do Circolo Italiano, na Avenida Ipiranga, nº 344, 2º andar, e vai reunir representantes dos setores público, privado, patrocinadores e lideranças da comunidade ítalo-brasileira para tratar de iniciativas que valorizam a influência italiana no estado.

"O Estado de São Paulo é um dos principais polos de imigração italiana no Brasil, com mais de 30 milhões de descendentes italianos no país. A influência italiana é visível na arquitetura, na culinária, nas festas religiosas e na música de diversas cidades. Nos dois eventos vamos discutir temáticas centrais: negócios, turismo, enogastronomia e cultura e reunir representantes de diferentes setores para fortalecer parcerias e promover a 'Italianidade' em São Paulo", acrescenta José Messina, presidente do Circolo Italiano.

“A imigração italiana em Piracicaba marcou significativamente o desenvolvimento da cidade, com muitos imigrantes chegando ao município para trabalhar nas lavouras de café e, assim, contribuindo para a cultura local. Hoje, a herança italiana pode ser sentida e experienciada, por exemplo, nas comunidades tirolesas Santana e Santa Olímpia e nas festividades que promovem, evidenciando a gastronomia e manifestações artísticas, bem como em eventos musicais e instituições ligadas à cultura italiana, incluindo a Società Italiana de Mutuo Soccorso. E é de fundamental importância que a preservação desta cultura continue, sendo ela também um atrativo para turistas”, afirma a secretária de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia.

“A participação de Piracicaba no Italicittà não é apenas simbólica, é o reflexo de um compromisso verdadeiro com suas origens, de um orgulho que se manifesta nas tradições preservadas pela cidade, nos valores transmitidos e na celebração constante da contribuição italiana para a alma piracicabana”, afirma Juliano Dorizotto, presidente da Società Italiana de Piracicaba.

“Estas palavras não são minhas, pois compõem um sentimento generalizado entre os ítalos-descendentes que hoje reafirmam a italianidade presente em Piracicaba, e defendem esta marca, de cidade com forte tradição Italiana. Costuma-se afirmar que mais de 60% da população local tem descendência italiana. O que nos coloca com destaque neste cenário de preservação de uma cultura tão consolidada entre nós. Basta considerarmos as festas de Santana e Santa Olímpia para termos uma dimensão deste sentimento comum”, conclui Dorizotto.

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Viletim
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar