Piracicaba rememora o Holocausto com exposição fotográfica e evento no Engenho Central
O Holocausto é lembrado em campanha mundial, com participação de piracicabanos

O Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, recebe no sábado (23), às 10h, a 8a edição do Ato em Memória às Vítimas do Holocausto, com entrada gratuita. O evento é promovido pela Associação Memorial Amigos de Sião (AMAMOS), com apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria de Cultura.
O ato contará com o sobrevivente do Holocausto Joshua Strul, que virá à cidade especiamente para o evento. O romeno, que vive em São Paulo desde a década de 1950, será entrevistado no palco pelos jornalistas Patrícia Polacow, Ronaldo Castilho e Neto Barbosa.
Após a entrevista, o acendimento das velas será o ponto mais simbólico do Ato. O cerimonial, que será conduzido pela comunicadora Gill Mattos, contará também com representantes de grupos historicamente perseguidos pelo regime nazista, como os judeus, PCD’s, negros, LGBTQIA+ e maçons.
Exposição e companha “We Remember-2026”
Aprender sobre o passado para proteger o futuro. Esta é a abordagem pela “We Remember”, campanha internacional realizada pelo World Jewish Congress – WJC (Congresso Internacional Judaico), para relembrar os horrores da perseguição e mortes de 6 milhões de judeus, o evento acontecido entre 1933 e 1945 conhecido no mundo inteiro como “Holocausto” ou no nome hebraico “Shoah”. O Ato que acontece no sábado, assim como a exposição fotográfica presente no hall da Rodoviária de Piracicaba, estão inseridos nesta campanha, que é promovida em todo o mundo, desde 2017.
Em Piracicaba, a AMAMOS, representante local da WJC, coordenada pelo jornalista Maurício Ribeiro, organiza o Ato de Memória, assim como a exposição fotográfica “We Remember”, que pode ser visitada gratuitamente até o dia 20 de fevereiro, das 4h às 23h, no hall da Rodoviária de Piracicaba.
A mostra reúne 16 imagens de personalidades de Piracicaba, São Paulo e Rio de Janeiro. As comunicadoras Gil Mattos e Anna Meirelles de Mattos, a cantora e atriz Patrícia Ribeiro, o advogado Marcelo Rosenthal, a jornalista Sabrina Scarpare, o jornalista Ronaldo Castilho e o Secretário Municipal de Cultura Carlos Beltrame participam da exposição.
Figuras como o ator Dani Flomin, da Rede Globo, e o sobrevivente do Holocausto, Joshua Strul, também tem suas fotos na mostra.
Maurício Ribeiro, que faz a curadoria da mostra, explica que os participantes da mostra e a organização juntam-se à iniciativa “We Remember”, apoiando a preservação da memória das vítimas do Holocausto e à promoção da educação, da conscientização e do combate ao antissemitismo, ao racismo e a todas as formas de intolerância.
A campanha internacional é realizada em torno do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, celebrado em 27 de janeiro, data que marca a libertação do campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau.
A exposição “We Remember” em Piracicaba é organizada pela Primor Assessoria de Imprensa, com curadoria de Mauricio Ribeiro e realização da Associação Memorial Amigos de Sião, do World Jewish Congress e da APEAO – Associação Piracicabana das Empresas de Auto Ônibus. A iniciativa conta com patrocínio da Confraria Animal, Baião Pizzaria, Camila Maciell Cosméticos e Omini Telecomunicações.




