Piracicabana, doutoranda do Butantan é uma das vencedoras do prêmio Robert Austrian por pesquisa de vacina contra pneumococo
Giovanna de Brito Carneiro é aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação Interunidades em Biotecnologia (PPIB)
Giovanna de Brito Carneiro é aluna de doutorado da Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB)
A biomédica piracicabana e aluna de doutorado da Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB) pelo Programa Interunidades em Biotecnologia, Giovanna de Brito Carneiro, foi uma das ganhadoras do prêmio Robert Austrian Award in Pneumococcal Vaccinology 2024 pela pesquisa de uma vacina contra o pneumococo, realizada no Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan.
A notícia foi divulgada pelo Portal do Butantan e a homenagem é oferecida pela Sociedade Internacional de Pneumonia e Doenças Pneumocócicas (ISPPD, na sigla em inglês) aos melhores projetos relacionados ao tema em cada região do mundo.
“Essa premiação tem como propósito destacar e estimular a pesquisa para o desenvolvimento de novas vacinas contra pneumococo, que sejam eficazes, acessíveis e de ampla cobertura. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do trabalho e espero que o prêmio abra portas para ampliar o projeto. É muito legal participar desse legado do laboratório, que foi premiado outras vezes”, disse Giovanna ao portal, aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação Interunidades em Biotecnologia (PPIB), uma parceria da Universidade de São Paulo (USP) com o Butantan e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
O estudo CyaA vector carrying fragments of the PspA antigen: towards the development of a broad-coverage pneumococcal vaccine realizado sob orientação da pesquisadora científica do Instituto Butantan Maria Leonor Sarno de Oliveira, é feito em parceria com pesquisador Daniel Ladant, chefe de Bioquímica de Interações Macromoleculares do Instituto Pasteur de Paris. Nele, foi construído um vetor vacinal baseado em uma toxina da bactéria Bordetella pertussis para entrega do antígeno PspA de pneumococo para o sistema imune. Giovanna construiu as moléculas entre 2022 e 2023 no instituto da capital francesa.