Plano de paz de Trump é russo
Trump começou uma investida errada contra o Brasil, com o tarifaço, agora começa a retroceder; ele está preocupado com o Brasil?, sei não
Quais são as credenciais de Trump para negociar a invasão russa na Ucrânia? Sobre direitos humanos, o que ele entende? Sobre democracia, o que ele entende? Sobre paz, o que ele entende? Sobre soberania, o que ele entende? Trump é um fanfarrão das ideias e defende sempre o lado mais voltado à sua visão mercadológica de mundo e não a valores morais. Mesmo que ele oscile para cá e para lá, ao fim e ao cabo, corre sempre o risco de cair nos braços de obscurantistas, que defendem o poder de ditadores e não os direitos e deveres de um povo soberano, por exemplo. Digo povo soberano para não dar motivo àqueles que confundem soberania com o poder de governos ditatoriais que se acham no direito de decidir o que bem entender pelo povo do seu país.
Mudando rapidamente de assunto, pero no mucho, Trump começou uma investida errada contra o Brasil, com o tarifaço, agora começa a retroceder. Ele está preocupado com o Brasil? Sei não. Acho que ele está mais preocupado com a economia do seu próprio país, que foi negativamente impactada com a decisão descabida de aplicar 50% de taxa adicional a produtos que lhes eram fornecidos pelo Brasil, por uma visão política circunstancial e besta. Os empresários americanos agiram com cuidado para mostrar à assessoria de Trump que a medida era prejudicial a eles, aos EUA. O Brasil de Alckmin, mais do que rapidamente, procura tirar certo proveito do que está acontecendo, mesmo sabendo que os principais articuladores do acordo para superação dessa crise são os empresários brasileiros. O fato é que Lula sorri do idiota laranja, com senso de oportunidade.
Mas o introito deste artigo está na Ucrânia e basta ver a última proposta de paz entre Rússia e Ucrânia elaborada pelo governo Trump. É só a Ucrânia ceder as partes invadidas do seu território, não ingressar na União Europeia, se desarmar e pronto, a invasão será interrompida. Faltou só pedir para Zelensky chamar Putin de meu soberano, “meu senhor”. Acha que o povo ucraniano vai aceitar uma proposta insana desta? Por outro lado, cabe à União Europeia agir e mostrar uma contraproposta mais favorável à Ucrânia, sob o risco de ela também ser prejudicada. Onde Trump está com a cabeça?
O mundo vive um período triste, com Trump nos EUA, Putin na Rússia, a China comandando ou em vias de comandar o mercado de muitos produtos que davam força à União Europeia, enfim. Um cenário que demonstra a falta de estratégia dos líderes europeus para enfrentar o problema econômico e político. No Brasil, temos um Lula com mentalidade do século XIX/XX e um apreço por ditadores. No geral, tudo conspira contra a Ucrânia, se não houver uma mudança de posição, como a da própria UE, que vai propor um outro plano de paz para o conflito do Leste Europeu, que se contraponha ao dos EUA, de um governo que se simpatiza em demasia com o ditador russo.
O mundo carece de líderes modernos e de boa formação, se é que isso existe. Penso que seja o líder que mescle visão ampla de democracia, com soberania popular, aversão a ditadores e forte apreço pela iniciativa privada, que respeite um mercado voltado ao atendimento de demandas reais da sociedade. Um governo que pense em educação e segurança. Um governo que saiba que a saúde vem em primeiro lugar, mas ela não se coaduna com autoritarismo de qualquer espécie. Governos autoritários que esses líderes modernos devem combater e não paparicar.




