Postos de saúde iniciam vacinação de gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
Proteção inédita na saúde pública, que garante anticorpos essenciais para bebês nos primeiros meses de vida, está disponível em todas as unidades da Atenção Básica
Maria Gleysiane Pereira, com 32 semanas de gestação, foi em busca da vacina para mais proteção ao bebê
A notícia se espalhou rapidamente pelos grupos de gestantes, redes sociais e telefonemas: a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) já está disponível em todas as unidades de Atenção Básica de Piracicaba. As futuras mães não perderam tempo. Muitas procuraram as salas de vacinação já nesta quarta-feira (10) para garantir a proteção extra aos bebês.
Só na UBS Centro, 12 gestantes foram vacinadas até as 14h30. “Muitas estão vindo em busca da vacina, outras ligam pedindo informações”, conta a enfermeira Isabela Nogueira.
A vacina — inédita na saúde pública, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) é destinada a gestantes a partir de 28 semanas, aplicada em dose única por gestação, conforme o Programa Nacional de Imunizações. Piracicaba tem estimadas 4.817 gestantes. A meta é vacinar ao menos 80% delas.
Com 33 semanas da primeira gestação, Larissa Faccioli foi à UBS Centro garantir proteção para a filha Luísa, prevista para nascer em 25/01. “Estava ansiosa para tomar a vacina e proteger a vida da minha filha”, afirmou.
Também em sua primeira gestação, Maria Gleysiane Pereira buscou a imunização na UBS onde realiza o pré-natal. “Procurei me informar sobre os riscos para o bebê, e a vacina é uma proteção importante”, disse a mãe de Matheus, que deve nascer em 1º de fevereiro.
Deisiane Costa, grávida de Luna, sua terceira filha, que deve nascer no dia 27/01, também garantiu sua dose. “As meninas da unidade me avisaram que a vacina chegou”, contou.
A vacinação durante a gestação estimula a produção de anticorpos que são transferidos ao bebê ainda no útero, protegendo contra quadros graves de bronquiolite e pneumonia nos primeiros seis meses — período de maior vulnerabilidade.
O VSR é a principal causa de infecções respiratórias graves em bebês. Em 2024, o Estado registrou 6.219 casos de SRAG por VSR. Em Piracicaba, foram 152 casos entre 01/01 e 25/11, sendo 110 em crianças menores de um ano.
Para se vacinar, a gestante deve apresentar documento com foto e registro do pré-natal. O imunizante pode ser aplicado no mesmo dia que outras vacinas recomendadas na gestação, como influenza, Covid-19 e dTpa.
As salas de vacina funcionam nas UBSs e USFs (exceto UBS Paulista), de segunda a sexta, das 8h às 15h, e na UBS Centro, também no horário estendido das 17h às 20h.



