Pouca chuva e calorão em Piracicaba
A tendência para fevereiro é ficar em torno de 37 graus nos momentos mais quentes
A expectativa para esta segunda quinzena de fevereiro, em Piracicaba, é de baixo volume de chuva e temperaturas elevadas, acima de 20 graus na mínima e em torno de 37 graus nos momentos mais quentes, com sensação térmica ainda mais elevada.
A previsão do Climatempo para esta semana é de pouca chuva. Ao longo do mês, deve haver apenas chuva rápida, sem grande intensidade.
Para fevereiro, a média histórica de chuva na cidade é de 188 milímetros. Até hoje (17), já choveu 95 mm, o que representa 51% da média normal para o mês.
O Climatempo trabalha com dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
O calor intenso pode causar aumento da temperatura corporal, insolação e bolhas na pele – que a depender da gravidade, pode gerar risco à vida -, dor de cabeça, enjoo, vomito, cãibras e, em casos extremos, confusão mental.
Estão mais vulneráveis crianças e idosos, pois consomem menos líquido e possuem menor quantidade de água corporal. Atenção, a população acima dos 60 anos pode apresentar de modo sutil os sintomas da exposição ao sol forte, por isso, exige mais cuidado.
Saiba o que fazer em casos de urgência/emergência relacionados às altas temperaturas:
Levar a pessoa a um espaço arejado protegido do sol;
Oferecer água, caso esteja consciente e falando;
Usar toalha molhada com água fresca ou gelada e posicioná-la na testa e no tronco. Atenção! É importante deixar o rosto livre para facilitar a respiração;
Em caso de desmaio, não oferecer líquidos e procurar o serviço de urgência/emergência o mais rápido possível.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) oferece atendimento 24h. Caso necessário, ligue no número 192.