Prefeito se reúne com Associação de Comerciantes do Mercado Municipal; espaço permanecerá fechado amanhã (24)
Força-tarefa criada iniciou os serviços de limpeza e remoção de materiais por volta das 11h de hoje (23)
Prefeito e secretários se reuniram com a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, que permanecerá fechado amanhã
O prefeito Helinho Zanatta se reuniu na tarde de hoje (23) com representantes da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, que teve parte de seu prédio atingido por um incêndio nesta madrugada. Durante a reunião, ficou definido que o Mercadão permanecerá fechado para o público amanhã (24) e apenas os permissionários terão acesso aos seus boxes para limpeza e possíveis adequações que sejam necessárias.
“Conversamos com a Associação para entendermos quais a principais urgências nesse momento e, diante disso, ficou definido que o Mercadão permanecerá fechado para o público amanhã. Somente os permissionários poderão adentrar o prédio, para retirada de seus pertences, e também para avaliação dos boxes que não foram comprometidos, para limpeza e adequações. Se tudo correr bem, é possível que a parte não atingida pelo fogo possa ser reaberta ao público na sexta-feira (25)”, declarou Helinho Zanatta.
O prefeito ainda disse que vai se reunir também com os permissionários que foram impactados pelo incêndio para avaliar caso a caso e definir como a Prefeitura de Piracicaba pode oferecer suporte adequado. O imóvel tem Seguro, e não há incentivos fiscais ou verba municipal em sua gestão. Sendo assim, a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, que realiza a gestão do prédio, e os permissionários poderão reconstruir o que foi consumido pelo Incêndio.
Durante a reunião de hoje, o deputado estadual Alex Madureira relatou que esteve em contato com o Governo do Estado, para tentar viabilizar recursos para a retomada dos trabalhos do Mercado Municipal.
LIMPEZA – A força-tarefa criada pela Prefeitura, coordenada pela Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, iniciou por volta das 11h a limpeza e a retirada de materiais do Mercado Municipal, além dos serviços de rescaldo, para conter possíveis novos focos de incêndio. A GCM fará patrulhamento ostensivo na região.
O incêndio teve início por volta das 2h. Os Bombeiros foram acionados e prontamente se deslocaram ao local para contenção das chamas. O Mercadão conta com área de 3.367 metros quadrados e cerca de 25% foi atingido pelo fogo; a gestão é feita por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. Segundo informações da Associação, 17 boxes foram atingidos. Não houve vítimas.
A Prefeitura ainda trabalha em conjunto com a Polícia Civil e os Bombeiros para a investigação das causas do incêndio.
PATRIMÔNIO – Considerado um dos mais antigos do Brasil, o Mercado Municipal de Piracicaba foi inaugurado em 1888. É tombado desde 1987 como patrimônio cultural do município e recebe aproximadamente 220 mil pessoas por mês, atraídas pela tradição e o legado que permeiam a trajetória do Mercado, além das inúmeras variedades de produtos selecionados e de qualidade.
O Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) emitiu uma aprovação AD Referendum, permitindo o início dos trabalhos de limpeza do prédio. O documento, que será publicado no Diário Oficial de hoje, cita que os trabalhos visam a “segurança, preservação e recuperação do patrimônio público atingido, autorizando o imediato início das ações necessárias”.
“O Conselho tem acompanhado de forma contínua e próxima a atuação dos Bombeiros, das forças policiais, da Defesa Civil e das secretarias municipais. Autorizamos o início dos trabalhos de limpeza e rescaldo e agora aguardamos a conclusão da análise técnica e do laudo estrutural. O Codepac também vai monitorar e sugerir eventuais adequações durante a reconstrução do Mercado Municipal, sem alterar em nada o patrimônio pelo qual Piracicaba tem tanto carinho. Parabenizo a atuação do Corpo de Bombeiros e de todas as secretarias municipais envolvidas neste trabalho”, destacou Alvaro Saviani, presidente do Codepac e secretário de Habitação e Regularização Fundiária.