Prefeitura abre inscrições para o Bolsa Esportiva 2025
Programa beneficia atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares técnicos e preparadores físicos
Hernani em ação durante competição. Bolsa Esportiva ajuda no auxílio com o pagamento das taxas de inscrições e nas demais despesas
A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras publicou hoje (13) a abertura de inscrições para a concessão de Bolsa Esportiva 2025, ano vigente 2026, para atleta, paratleta, guia, técnico, auxiliar técnico e/ou preparador físico.
No edital, disponível no site da Prefeitura (piracicaba.sp.gov.br), estão todas as informações para o interessado em participar do programa que é concedido pelo Poder Público Municipal para dar apoio financeiro para suporte técnico e material a esportistas que representam Piracicaba.
Os valores e condições são estabelecidos na Lei Municipal nº 9.858/2022, com duração de um ano, constituído por 12 pagamentos mensais. Atualmente, 59 atletas são beneficiados.
Serão concedidas bolsas esportivas na Categoria Estadual, no valor mensal de até R$ 2.000; e na Categoria Formação Esportiva, no valor mensal de até R$ 1.000. Essa categoria tem como novidade a divisão em dois níveis: aperfeiçoamento técnico competitivo e especialização e performance de alto rendimento.
No documento também constam todas as fases do processo, requisitos para participação, documentação obrigatória, entre outras informações pertinentes.
As propostas devem ser apresentadas em formato digital e entregues por meio do Sistema Sem Papel (https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/inicio), de 13 de outubro até 11 de novembro.
A homologação e publicação do resultado definitivo da fase de seleção, com divulgação das decisões recursais proferidas, se houver, ocorre no dia 16 de dezembro.
“O objetivo do Bolsa Esportiva é valorizar nossos atletas, paratletas, guias, técnicos, auxiliares e preparadores físicos, participantes do esporte de rendimento ou representativo do município nos treinamentos e nas competições oficiais, além de incentivar o processo de formação esportiva e treinamentos para as competições esportivas”, destacou o secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro.
DESTAQUES - Os atletas beneficiados pelo programa estão se destacando em competições estaduais e nacionais, como é o caso dos atletas Igor Sarco, do skate, que foi campeão na categoria iniciante do Circuito Paulista de Street Skate, promovida pela Federação Paulista de Skate; e Maria Luiza Lopes, do jiu-jitsu, medalha de prata no Campeonato de Jiu-Jitsu da BJJTalents, competição que reuniu 300 atletas do Estado.
Quem também obteve destaque esse ano foi Gilberto Pedroso Ramos, de 60 anos, que conquistou em setembro o tricampeonato Brasileiro de Atletismo Máster. A competição, em sua 23ª edição, reuniu 450 atletas de 21 estados brasileiros. “O Campeonato Brasileiro foi o ápice da minha performance, pois eu já tinha vencido três provas no Grand Prix Sulamericano, em maio, na Argentina”, destacou.
Para o carateca Hernani Antonio Veríssimo, de 30 anos, atleta beneficiado, o Bolsa Esportiva ajuda no auxílio com o pagamento das taxas de inscrições das competições e nas demais despesas de um esportista de alto rendimento, como nutricionista, preparador físico, fisioterapeuta, entre outros profissionais.
“Com esse incentivo financeiro, o atleta profissional consegue focar exclusivamente em sua preparação para os torneios de alto rendimento, que exigem sempre nossa melhor performance dentro e fora dos tatames”, disse Hernani.